Facebook
11/03/2019 - 21h24m

CONCURSO PÚBLICO DE 2014

Governador nomeia 202 aprovados no concurso do Sistema Penitenciário

Governador Mauro  Carlesse assinou decreto de nomeação de 202 candidatos aprovados no  concurso do Sistema Penitenciário (Foto: Washington Luiz)

 

O Governador Mauro Carlesse nomeou nesta segunda-feira, 11, 202 candidatos aprovados no Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins. A partir do dia 18 de março, os nomeados podem tomar posse.

A publicação da nomeação será feita no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE-TO) nº 5.315 desta segunda-feira, 11, e cumpre o compromisso firmado pelo o governador do Estado, Mauro Carlesse, e os candidatos do cadastro de reserva aprovados no Curso de Formação Profissional, no dia 25 de fevereiro, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas.

O presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso, Paulo César Lopes, chamou atenção para o grande período em que o concurso esteve sem andamento até que o governador Carlesse assumisse a administração do Estado e desse continuidade. “O interesse para que este concurso saísse de um estado de inércia, ocorreu nesta atual gestão”, ressaltou. Ele destacou ainda o apoio da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins (Assispen) e a atuação do vice-governador, Wanderlei Barbosa, para o desenrolar do concurso. “O apoio do vice-governador foi efetivo para que começássemos de fato a caminhar com o certame”, finalizou.

O secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, relembrou que a primeira ordem do governador Mauro Carlesse foi a de dar continuidade ao concurso, realizando o curso de formação profissional para os candidatos do cadastro de reserva. “Essa gestão acredita que ter servidores capacitados é a solução para uma sistema penitenciário capaz de cumprir com as determinações da Lei de Execução Penal (LEP) e recomendações dos conselhos, resultando assim na ressocialização dos apenados”, afirmou.

A candidata Aline Soares evidenciou que o processo foi de muita luta e organização coletiva. “A organização enquanto classe foi essencial para que fôssemos vistos e pudéssemos ter nossos direitos garantidos e temos trabalhado junto ao poder legislativo para que seja alterada a lei que cria as vagas, afim de que sejam ampliadas e todos os classificados sejam nomeados”, vislumbrou.

O superintende de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen), Orleanes de Sousa Alves, contou que o Sispen tem servidores efetivos capacitados e dedicados para desenvolver a política de atendimento ao reeducando com maior qualidade, objetivando o cumprimento da pena e a ressocialização. “É fundamental investir nos servidores efetivos para que a sociedade tenha uma prestação do serviço público com eficiência e eficácia” destacou.

Posse

A partir do dia 18 de março, os nomeados podem tomar posse (Foto: Flávia Oliveira)

Destaca-se que os nomeados tem 30 dias a partir da data da nomeação para tomar posse na Secretaria Estadual da Administração (Secad), os documentos exigidos para a posse podem ser verificados no site da Secad. A gerente de Recursos Humanos da Seciju, Jaciara Ribeiro, explica que será necessário apresentar duas cópias dos documentos, uma para posse e outra para composição de dossiê junto à Seciju, e também que o nomeado tenha conta bancária do tipo conta corrente no Banco do Brasil. “Importante lembrar que a conta para pagamento não pode ser conjunta e que os documentos para a montagem de dossiê são imprescindíveis”, explicou.

Concurso

O Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins teve seu edital lançado em abril de 2014, publicado no DOE-TO em 15 de outubro de 2014. A primeira etapa do Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária esteve a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), que o conduziu por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e teve a aplicação da prova objetiva em dezembro daquele ano.

Para continuidade do certame competiu à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) a realização da segunda etapa, denominada Curso de Formação Profissional. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro 2018 realizada pela Seciju, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciário e Prisional do Tocantins (Esgepen).

O gerente da Egespen, Rodrigo Araujo, contou que foi a primeira vez que a escola formou alunos em fase de concurso e que toda a equipe administrativa foi composta integralmente por servidores de carreira. “O que alegrou aos profissionais da Egespen foi perceber que os alunos demonstraram muito comprometimento com os ideais da carreira penitenciária e prisional, como segurança, gestão e qualidade de vida na prestação do serviço da custódia humanizada preconizados na lei de execução penal”, evidenciou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS