Facebook
08/03/2019 - 09h46m

OBRAS DO GOVERNO DO TO

Governador Carlesse determina conclusão de Escolas de Tempo Integral até o fim deste ano

Élcio Mendes

Meta do governo  é construir seis escolas de tempo integral até o fim de 2019 (Foto: Washington Luiz)

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou mais uma reunião temática na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em Palmas. Desta vez a pasta discutida foi a Educação. Retomada de obras, climatização de escolas, transporte escolar, qualidade da merenda e a cessão e compartilhamento de prédios da Educação foram os itens debatidos.

O primeiro assunto da pauta foi a conclusão das obras das seis escolas de tempo integral, iniciadas ainda na gestão 2011/2014. Para a conclusão dessas obras, será necessário o aporte de R$ 14 milhões em contrapartidas do Estado. O governador Mauro Carlesse já assegurou os recursos e as obras serão retomadas.  “Essa situação da falta de contrapartida está resolvida. Com a redução de despesas, o Estado já tem os recursos para retomar as obras. Nossa meta é concluir essas seis escolas até o fim deste ano e vamos cumprir”, disse o Governador. Além das escolas de tempo integral, outras escolas padrão que estão em construção também serão reiniciadas e concluídas. A determinação do Governador é que essas obras sejam finalizadas até o fim do atual mandato.

Em relação ao transporte escolar, o governador determinou que Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Controladoria Geral do Estado (CGE), realizem em conjunto uma análise no atual sistema para verificar um modelo que seja mais eficiente e que represente menor custo. O relatório com a sugestão de melhoria deve ser apresentado dentro de 30 dias.

Outra determinação do Governador, foi o monitoramento constante da qualidade da merenda servida nas escolas estaduais. “Eu não quero problema na merenda da criançada. E se acontecer algum problema tem que ser resolvido de imediato”, frisou o governador.  Uma melhoria que deve ocorrer em todas as escolas é a climatização. Para isso, o governador Mauro Carlesse determinou à equipe que busquem parceiros com disposição para realizar esses investimentos, como empresas com projetos de responsabilidade social.

Em relação aos ginásios de esportes de propriedade do Estado, a intenção do Governo é repassar a gestão desta estrutura para os municípios, assim como prédios que estão desocupados. Além de administrações municipais, alguns prédios da Secretaria da Educação serão compartilhados com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria da Segurança Pública e pela Secretaria de Cidadania e Justiça. A determinação do Governador é que os prédios próprios auxiliem na redução de gastos com aluguéis e continuem sendo utilizados para prestação de serviços para a população.

Na campanha prometemos melhorar a vida das pessoas e gerar oportunidade e a Educação é o caminho”, finalizou o governador Mauro Carlesse ao assegurar que os 25% previstos na Constituição para investimentos em Educação deverão ser cumpridos integralmente.

Presentes

Além da secretária Adriana Aguiar, participaram da reunião, os secretários da Casa Civil, Rolf Vidal; da Comunicação, João Neto; da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; da Casa Militar, Ten. Cel. Silva Neto;  de Assuntos Estratégicos, Keliton Sousa Barbosa; o controlador-geral do Estado, Senivan Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Jaizon Veras; o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira; e o assessor especial, José Humberto Marquez.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS