Facebook
21/12/2017 - 09h25m

ATÉ AMANHÃ

Gestores do Bico interessados em aderir aos projetos do Instituto Ayrton Senna deve procurar as DRES do seu município ou a Seduc

Redação

Nove municípios do Bico do Papagaio foram selecionados a participarem dos programas Acelera Brasil, Circuito Campeão e Se Liga, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Esportes e Juventude (SEDUC/TO). Os gestores municipais interessados em aderir aos projetos para o ano de 2018 deverão procurar as Diretorias Regionais de ensino do seu município e/ou a SEDUC, no período de 11 a 22 de dezembro de 2017, para orientações sobre critérios de participação e assinatura do Termo de Adesão.

Segundo a SEDUC, a escolha dos municípios considerou o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e os altos indicadores de reprovação e distorção idade/ano dos alunos identificados nas escolas municipais. Atualmente, os três programas do Instituto Ayrton Senna estão sendo executados em 1485 turmas da rede municipal de 58 municípios tocantinenses, ao atender 31.485 alunos.

Incentivo

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, incentiva os Municípios a participarem dos respectivos programas. “Com a adesão, as gestões municipais ampliam as ações em educação e passam a contar com outras metodologias e materiais de ensino a serem aplicados nas escolas municipais. Como resultado, a rede Municipal de Educação anotará indicadores positivos, ao passo que propiciará a evolução da formação de alunos e professores”, afirma.

Mariano ressalta ainda que os Municípios que não se encontram na relação dos selecionados poderão ainda ser inclusos, pois a entidade municipalista está fazendo gestão com a SEDUC/TO. Para tanto, os representantes municipais deverão entrar em contato com a consultora técnica de Educação da ATM, Adriana Aguiar, para solicitar a inclusão na lista de adesão. Os interessados podem contactar a ATM por meio do telefone (63) 3212-9829 / 99944-7363, ou pelo email [email protected] . Já os gestores dos municípios selecionados podem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Cientifico Educacional da SEDUC/TO por meio do contato (63) 3218-1439.

Do Bico do Papagaio, foram selecionados a integrarem aos programas do IAS os municípios de Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Praia Norte, Riachinho, Santa Terezinha do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Tocantinópolis.

Os programas

O programa “Acelera Brasil” visa eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado. Já o “Circuito Campeão” propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, com a finalidade de evitar ou reduzir a repetência de alunos, enquanto o “Se Liga” visa alfabetizar os alunos de 10 a 14 anos, que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS