Facebook
03/04/2019 - 17h11m

ALERTA

"Gato" de energia gera prejuízos para a sociedade

Comunicação Energisa - ETO

Prática criminosa coloca em risco a vida das pessoas e compromete a qualidade  do fornecimento de energia e ainda impacta na conta de luz

Oscilação de tensão e até falta de energia elétrica são algumas das consequências dos chamados “gatos”, que comprometem a qualidade do fornecimento, pois roubam a energia dos clientes que pagam a conta regularmente. Situações assim geram prejuízo para toda a sociedade e colocam em risco não só quem faz o ‘gato’, pois a energia utilizada naquele local deixa de passar pelo sistema de proteção, podendo causar acidentes a partir de curtos-circuitos e até incêndios. Só neste ano, mais de 1.800 casos de desvios e gambiarras foram flagrados no Tocantins e 18 pessoas foram presas por cometer este crime.

Outro fator importante é que parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, alerta Helier Fioravante, gerente de Medição e Combate a Perdas da Energisa.

Ele destaca que, com o sistema inteligente operado pela distribuidora, que monitora o perfil de consumo de todos os clientes, é impossível que o furto de energia passe despercebido. “Com a análise dessas informações, conseguimos identificar quais os locais suspeitos de furto de energia e enviar equipes em campo para apurar se há de fato uma fraude”, explica Helier.

Em 2018, o total da energia roubada no Estado é suficiente para atender por um ano o consumo de 35.927 casas. Número próximo a soma do consumo de energia dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Foram 7.284 casos identificados e autuados como furto de energia, em todo o Tocantins.

Para combater essa prática e prevenir situações de riscos para a população, a Energisa, em parceria com a Polícia Civil, vem intensificando suas ações de fiscalização. Helier enfatiza a preocupação com a segurança. “A nossa maior prioridade é a segurança dos nossos clientes e combatendo essa prática, estamos cuidando para que não haja acidentes, melhorando a qualidade da energia que ele recebe em casa e ainda, reduz o impacto deste prejuízo na conta de luz nas revisões tarifárias.”

Crime

O furto de energia e as fraudes no relógio medidor são crimes previstos no Código Penal, no Artigo 155. Para ajudar a combater esses crimes é só denunciar pelo telefone 0800 721 3330 ou por meio do aplicativo Energisa ON, disponível gratuitamente na loja virtual para as versões IOS, Android e Windows Phone.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS