Facebook
06/10/2021 - 09h50m

NO PALÁCIO ARAGUAIA

Formatura de oficiais e inauguração da Galeria dos Governadores marcam programação de aniversário do Tocantins

Redação

Governador Mauro Carlesse e demais autoridades participaram dos eventos realizados na noite dessa terça-feira, 5, no Palácio Araguaia.

Governador Carlesse participa de solenidade de formatura de policiais militares e inaugura Galeria dos Governadores (Foto: Esequias Araújo)

Como parte da programação de aniversário dos 33 anos de criação do Tocantins, o governador Mauro Carlesse participou na noite dessa terça-feira, 5, da solenidade de formatura de policiais militares que participaram dos cursos de Habilitação de Oficiais da Administração, Músicos e da Administração da Saúde da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e inaugurou a Galeria dos Governadores, no hall de entrada da ala sul do Palácio Araguaia. Ao todo 218 alunos concluíram o curso. Os eventos foram prestigiados por representantes de todos os poderes e das forças de segurança do Estado, prefeitos e outras autoridades.

Os cursos tiveram início em junho deste ano e foram moldados nos critérios estabelecidos em lei estadual e contemplaram as praças da graduação de subtenente do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), Quadro de Praças da Saúde (QPS) e Quadro de Praças Especialistas (QPE) aprovadas em processo seletivo interno da corporação. Os cursos contaram com carga horária de 800 horas/aula, o equivalente a três meses e meio de duração, onde os alunos receberam conhecimentos nas áreas jurídica e administrativa, além de procedimentos operacionais padrão da PMTO.

Com a conclusão dos cursos os participantes passam a integrar o oficialato e deixam a carreira de praça para ocupar o primeiro posto de oficial da PMTO e estão prontos para prestar um serviço ainda mais qualificado à sociedade tocantinense.

Cerimônia

Formados 218 policiais militares que participaram dos cursos de Habilitação de Oficiais da Administração, Músicos e da Administração da Saúde

A cerimônia de formatura iniciou com a apresentação da tropa pelo comandante do batalhão de desfile e dos formandos ao governador Mauro Carlesse. Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado do Tocantins foi realizada a leitura do ato de promoção dos formandos e a entrega de espadas pelos padrinhos e madrinhas. A segunda tenente Weliane Monteiro Dourado e o segundo tenente Cleyton Nascimento falaram em nome dos formandos e agradeceram ao Governador o apoio dispensado para realização dos cursos.

Após o descerramento da placa do curso de Habilitação de Oficiais da Administração 2021 foi entregue uma homenagem ao governador Mauro Carlesse, ao presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e ao presidente do Tribunal de Justiça, João Rigo Guimarães, que foi representando pelo tenente coronel João Márcio Costa.

O governador Mauro Carlesse destacou a importância da data que marcou o aniversário de 33 anos de criação do Estado do Tocantins e em poder participar de uma solenidade de tamanha importância para a Polícia Militar. O Governador elogiou as forças de segurança do Estado, em especial a PM, que, segundo ele, está entre as melhores do Brasil. “O Tocantins conta com os melhores policiais do país e quanto mais preparados os senhores estiverem, mais condições teremos de cuidar da nossa comunidade. Quero agradecer a Deus por nos dar essa oportunidade de proporcionar oportunidade às pessoas que lutam, trabalham, estudam e fazem com que a sua profissão seja importante para a família e para a comunidade e o Tocantins, com certeza, conta com os melhores policias”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, lembrou que o 5 de outubro é o dia da autonomia do Tocantins e uma data para lembrar daqueles que lutaram de forma direta pela causa e também pessoas como o governador Mauro Carlesse, que tem sido determinante nessa retomada do desenvolvimento do Estado. “Quero cumprimentar o Governador e dizer da nossa satisfação com essa parceria do Executivo com o Legislativo que permite hoje estarmos realizando um evento desta magnitude, homenageando os nossos policiais”, destacou.

Galeria dos Governadores

Galeria dos Governadores constitui um espaço que reúne quadros com fotos de todos os ex-governadores do Estado (Foto: Esequias Araújo)

A Galeria dos Governadores, inaugurada em comemoração aos 33 anos de criação do Tocantins, constitui um espaço que reúne quadros com fotos de todos os ex-governadores do Estado. Localizada no hall de entrada do Palácio Araguaia, na ala sul, o espaço conta com fotos dos sete gestores do Tocantins. A solenidade contou com a presença de ex-governadores e representantes de ex-governadores.

Formatura de oficiais e inauguração da Galeria dos Governadores contou com apresentações dos catireiros de Natividade (Foto: Esequias Araújo)

Durante a solenidade foram realizadas apresentações musicais de Genésio Tocantins, além de apresentações de  sússia e dos catireiros de Natividade. Já os quadros foram pintados pelo artista plástico Jonh Oliveira, de Araguaína.

Para o governador Mauro Carlesse, no dia em que se comemora os 33 anos do Tocantins é importante inaugurar um espaço que homenageia pessoas que governaram o Estado e, cada um no seu tempo, deram a sua contribuição para desenvolvimento da região. “Aqui homenageamos os líderes pioneiros, aqueles que construíram as primeiras obras estruturantes e a nossa capital Palmas, bem como, os que deram continuidade ao trabalho de modernizar e consolidar o  Estado”, ressaltou.

É um momento importante na minha vida e quero agradecer o governador Mauro Carlesse por essa atitude”, ressaltou o ex-governador Raimundo Pires dos Santos, que frisou que este 5 de outubro foi uma data para relembrar tudo que tem acontecido de bom desde a implantação do Estado e isso vai se eternizar na memória de quem visitar o Palácio Araguaia.

Solenidade de inauguração da galeria contou com a presença de ex-governadores e representantes de ex-governadores (Foto: Esequias Araújo)

A galeria conta com os quadros dos ex-governadores Siqueira Campos, que governou por quatro mandatos (1989-1991/1995-1998/1999-2002/2011-2014); Moisés Avelino, no período de 1991 a 1994; Raimundo Pires do Santos, 1998; Marcelo Miranda, 2003-2006/2007-2009/2015-2018; Carlos Henrique Amorim, 2009-2010; Sandoval Cardoso, 2014; e Mauro Carlesse, 2018/ 2019-2022.

Fonte Luminosa

Também foi reinaugurada a Fonte Luminosa, localizada no lado norte da Praça dos Girassóis (Foto: Esequias Araújo)

Também foi reinaugurada a Fonte Luminosa, localizada no lado norte da Praça dos Girassóis. Com jatos de água que podem chegar até 15 metros de altura, a fonte passou por manutenção e recebeu nova iluminação.

Governador Carlesse prestigiando apresentação de sússia durante evento (Foto: Esequias Araújo)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS