Facebook
06/09/2019 - 18h30m

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TAQUARUÇU

FGT: equipes de limpeza urbana e educação ambiental multiplicam iniciativas sustentáveis

Secom Palmas

Evento movimentado, FGT não abre mão de divulgar e incentivar colaboração dos visitantes com programas que primam por iniciativas sustentáveis

 

Em ocasiões festivas, a concentração de frequentadores naturalmente gera maior quantidade de lixo. Por isso, a Prefeitura de Palmas reforça a presença de equipes de serviços públicos e de educação ambiental na agenda de grandes eventos de Palmas com o intuito de sedimentar a preocupação de se solidificar como Capital Sustentável. Com o 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) não seria diferente.

A expectativa de público até o dia 08 de setembro é de 200 mil visitantes. Por isso, além do acréscimo de lixeiras decoradas e contêineres de lixo comum por todo o circuito do festival, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), em apoio à Agência Municipal de Turismo (Agtur), reforçou o efetivo de agentes de limpeza, que estão presentes à noite durante todo o evento realizando coleta, varrição e palitação. Na manhã seguinte a cada dia de evento, ocorre então o recolhimento dos resíduos dispostos nos contêineres e lixeiras para encaminhamento ao aterro sanitário, segundo informou a Pasta.

Copo reutilizável

Além deste serviço público essencial, outras iniciativas ocorrem durante o festival a fim de incentivar o engajamento do visitante na proposta de redução de lixo. Uma delas trata-se de projeto desenvolvido por três jovens administradores: Giovanna Dutra, 23, Sarah Fernandes, 24, e Samuel Marques, 23, que criaram um copo reutilizável customizado para o FGT.

Este é o segundo ano em que o grupo oferece copos decorados com ícones de Taquaruçu como souvenier que incentiva menos uso do copo descartável. "É uma iniciativa que já existe em grandes festivais fora daqui e que pensamos ser uma ideia interessante para trazer para cá", disse Giovanna. Cada copo tem capacidade para 350 ml e pode ser adquirido em estande do projeto Meu Copo do Festival por R$ 8,00.

Educação Ambiental

Além disso, qualquer frequentador ou concorrente do 13º FGT pode também colaborar com o programa Renova Palmas, que incentiva a destinação de óleo de cozinha usado na preparação de alimentos para fabricação de sabão. As doações podem ser feitas em estande da Fundação de Meio Ambiente (FMA), situado entre o palco principal do festival e o circuito gastronômico.

Lá, a FMA realiza doações de mudas nativas e frutíferas cultivadas no Viveiro Municipal e divulga informações sobre o plano de manejo e controle de capivaras na cidade. O visitante também poderá se inteirar de outros programas da Fundação, a exemplo do Coleta Palmas que mantém 18 pontos de recolhimento de papel, metal e plástico na Capital para destinação a associações e cooperativas que usam esses resíduos como fonte de renda.

A gerente de Educação Ambiental, Marineiva Maria Souza, frisa que os responsáveis por barracas que usam óleo já foram orientados a destinar ao estande o óleo velho de suas cozinhas.

A artesã indiana Shela Gawalim também esteve no espaço e se disse impressionada com o Distrito e com as iniciativas ali divulgadas. "Já tinha ouvido falar desse tipo de projeto, mas não conhecia nenhum. Fico feliz que Palmas esteja caminhando por este caminho", disse. Já a auxiliar odontológica Vanessa da Silva visitou o estande nesta quinta-feira, 05. "Não conhecia esse programa. Em casa minha avó costuma fazer sabão também usando óleo velho. Acho interessante porque é algo que gera desde economia como uma renda extra", disse a jovem que levou para casa uma muda de jasmim.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS