Facebook
02/09/2019 - 20h08m

FGT 2019

Festival Gastronômico de Taquaruçu terá Rodas de Prosa e Oficinas do Programa Culinária de Identidades

Secom Palmas

Os saberes do Povo Krahô compõem a programação (Foto: Tharson Lopes)

Além da programação da Cozinha Show na praça Vereador Tarcisio Machado, este ano a programação gastronômica do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) cresceu, e vai acontecer em vários locais do Distrito, trata se de Rodas de Prosa e Oficinas do Programa Culinária de Identidades, idealizado pela turismologa e especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura. A programação terá início na quarta-feira, 04, às 17h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’, Bistrô Casa das Flores, e vai até o domingo, 08, as 15h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’, no Restaurante Vila dos Sabores.

Segundo a idealizadora, trata-se de um encontro de propósito livre de pré-conceitos, que proporciona uma conexão com a memória de quem somos, apresentando-se em forma de ‘Culinária de Identidades – Memórias Afetivas’.  “A isso chamamos transcender, pois a matéria está carregada dessa energia de pensamento que se materializa em Gastronomia, uma obra de arte, uma comida”, ressaltou Simone.

Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, o FGT este ano irá trabalhar mais com a comunidade local, com vista a envolver todos nos processos de construção da gastronomia. “Queremos valorizar os estabelecimentos locais, e queremos que o visitante possa também participar e se sentir envolvido no que de bom temos na gastronomia local”, disse o gestor.

A Cozinha Show é uma parceria desenvolvida pelo Sebrae-TO, Quartetto Supermercados, Cervejaria Jalapa, Tonolucro Delivery, Up Viagens, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO) e Neresco.

Haverá oficina de cozinha sensorial da Casa da Flores (Foto: Divulgação)

Programação Completa

Quarta-feira, 04

Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’

Horário: 17h às 18h15

Local: do Bistrô Casa das Flores.

Nesta roda de prosa vamos abordar as tendências do mercado da gastronomia, aliadas à cozinha autoral. Serão convidados chefes de cozinha com restaurantes conceituados em Palmas e Taquaruçu.

chef de cozinha Tatianne Barros elaborará um prato demonstrativo autoral do Bistrô Casa das Flores.

Convidados: Chef Eduardo Zonta do restaurante Quadra Contemporânea

Chef Thiago Siintani, Expresso Sushi. Alexandre Silva – Restaurante Choupana do Lago

Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

Local: Pousada Casa das Flores

Endereço: Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000

Telefone: (63) 98411-8008

Quinta-feira, 05

Roda de Prosa e Oficina Infantil ‘Quem Procura Acha’

Horário: 17h

Local: Local: Circuito Gastronômico

Cinco estações para começar a treinar os sentidos: paladar, visão, olfato, tato e audição. A especialista em patrimônio e gastronomia de identidades; Simone Moura conduzira com técnicas desenvolvidas em gastronomia, a imaginação dos pequenos e nada melhor do que aprender brincando e cantando.  No decorrer da atividade faremos uma   experiência multissensorial baseada na degustação sensorial para os pequenos.

Convidados Especiais: Rodrigo Rodrigues, compositor e musicista e a Palhaça Tapioca da Trupe Açu

18h – Programação Kids - Projeto Culinária de Identidade com Simone Moura (Especialista em Patrimônio Material e Imaterial)

19h – Chef Osmane Silva – Restaurante Agenda 21

20h – Chef Luciano Coelho – Professor e Palestrante Motivacional 

Sexta-feira, 06

Oficina de Panificação com Tinna Duartecom o Projeto Casa

Horário: 15 às 17h

Local:  Casa do Artesão 

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

Endereço: 7ª Avenida Chácara 12 Lote 12, Av. Taquaruçu

Telefone: (63)99297-2450

Roda de Prosa e Oficina Culinária de Identidades Étnicas: ‘A herança dos Ancestrais’:

Horário: 17h às 18h45

Local: Circuito Gastronômico

Será uma roda de prosa com uma metodologia sobre o olhar para as culturas ancestrais na nossa formação cultural, despertar, re-descobrir e potencializar os seus valores e saberes através do alimento.  A roda contará com a participação especial de representantes do Povo Krahô e do indigenista Fernando Schiavini, precursor das feiras de sementes tradicionais e autor da obra ‘De longe Toda Serra é Azul’, entre outras. Haverá ainda a participação da historiadora, uma socióloga, uma engenheira de alimentos e uma engenheira agrônoma da UFT, além da participação de Simone Moura, especialista em patrimônio do Programa Culinária de Identidades.

Convidados Especiais da Roda de Prosa: Embaixadores do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá: Chef Malena Mota e Chef Thiago Siintane,  Expresso Sushi.

Perfis

Fernando Schiavine: é considerado um dos sucessores naturais de humanistas práticos como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Boas. Ingressou na Fundação Nacional do Índio – Funai, no início da década de 1970. Contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mektuktíre, Aleixo Krahô;

Dra. Claudia Auler: Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutorado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este último, com período sanduíche em Guadalajara, México no Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (CIATEJ);

Dra.Liza Brasilio: Socióloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutora em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Dra. Regina Padovan: Historiadora pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre e doutora em História Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); 

Dra. Reijane Pinheiro: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001); 

Maria Duringer:  Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, com experiência em políticas públicas específicas para povos e comunidades tradicionais, extensão rural, Sociobiodiversidade, Agroecologia, e desenvolvimento rural. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura.

Culinária de Identidades Étnicas  

Horário: 19h

Local: Cozinha Show – Circuito Gastronômico

Nesta aula show étnica, o alimento é entendido não como produto, mas como processo de transformação. Teremos representantes do povo indígena Krahô ensinando como fazer o Paparuto, uma comida ritualística a base de mandioca e milho. E embaixadores da gastronomia no Tocantins apresentarão um prato autoral com a identidade local.

Sábado, 07

Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Sensorial’

Horário: 17 às 18h15

Local: Pousada Casa das Flores

Esta será uma roda de prosa com uma mesa montada pela especialista Simone Moura e convidados especias, com os perfumes da cozinha sensorial. Depois de aprender a explorar ao máximo na roda de prosa os perfumes da cozinha, vamos degustar uma geleia de tangerina com notas semelhantes entre o cheiro pungente das frutas e as notas do perfume Eternity, de Calvin Klein e a geleia sensorial de cebola com alfazema. Os participantes aprenderão elaborar algumas composições aromáticas para sobremesas. Participação especial da chef Tatianne Barros da cozinha autoral do Bistrô Casa das Flores.

Convidados: Chef Thiago Siintane,  Expresso Sushi

Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

Local: Pousada Casa das Flores

Endereço: Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000

Telefone: (63) 98411-8008

Domingo, 08

Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’

Horário: 15h às 16h

Local: Restaurante Vila dos Sabores 

Beatriz de Oliveira proprietária do Vila dos Sabores, abre seu empreendimento para esta roda de prosa na qual teremos a participação especial de seu pai, o empresário e chef de cozinha Elizeu Augusto de Oliveira e Dona Marlene Oliveira do grupo ‘Sabores’ e  de   produtores da cadeia produtiva local de Taquaruçu, além de empresários de  alimentação   natural e cervejas artesanais. O tema central deste bate papo é ‘Preste atenção no que come e bebe’. Será mostrado nesta roda de conversa e oficina novas receitas com ingredientes do universo orgânico, onde chefes convidados compartilham suas pesquisas e promovem experiências gastronômicas conscientes e sustentáveis.

Convidados especiais: Gustavo Bonatto, da Taquaruçu Adventure, Ana Lucia e Paulo Cardoso da Horta orgânica de Taquaruçu, Consultor Maicon do Programa Destino de Taquaruçu e produtores orgânicos da região.

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

Local: Restaurante Vila dos Sabores

Endereço: Av. São Sebastião, Qd 80, Lt. 04, Av. Taquaruçu

Telefone: (63) 9 8453-3916

O sushiman chef Thiago Suntani também está na programação (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS