Facebook
24/09/2019 - 18h56m

EVENTO

Festival Gastronômico de Taquaruçu inspira novos projetos no Tocantins

Ao lado da embaixadora da Gastronomia Tocantinense, Ruth Almeida, Francielle Isecke explica ao prefeito os trâmites do evento (Foto: Ascom Prefeitura de Dianópolis)

 

O Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que este ano completou sua 13ª edição, consolidando sua presença entre os maiores festivais da região Norte do País, recebeu este ano cerca de 200 mil pessoas e movimentou R$ 6.026.050,00 durante os cinco dias do evento, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). E, com o sucesso que vem expandindo a cada ano, tem inspirado vários festivais gastronômicos pelo Tocantins, tais como o II Festival de Chambari de Paraíso, o III Festival Gastronômico de Arraias, o I Festival Gastronômico de Miracema e a 1ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Terra das Dianas, no município de Dianópolis.

O FGT tem sido um grande fomento a culinária local, visto que a gastronomia tem se mostrado uma grande aliada do turismo, principalmente quando o objetivo é a busca de novas experiências, e turismo tem na gastronomia seu carro-chefe, o que faz Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento essencial para o desenvolvimento do turismo local.

E, para manter e melhorar cada vez mais o evento, este ano o evento recebeu o incremento de oficinas e rodas de conversas itinerantes, tendo a gastronomia como temática principal. Outra inovação foi a criação da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’, esta partiu da necessidade reconhecimento, além de deixar um legado àqueles que todos os anos nos emprestam sua “casa”, e nos recebem tão bem. Foram reunidos nessa rota, oito importantes empreendimentos, que passaram por todo um processo de estruturação turística do projeto de Estruturação Turística, realizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Palmas e Sebrae-TO.

Fico muito feliz em ver essa experiência exitosa, que é o FGT, servindo de fonte de inspiração para outros municípios. O bom é que muita coisa já foi testada por nós, assim, é só otimizar o que deu muito certo. O Tocantins tem uma riqueza cultural infinita, que se revela nas nossas belezas naturais, na gastronomia e em diversas outras manifestações, então, por que não aproveitar esse potencial e fazer dele uma ação empreendedora? Desejo muito sucesso aos municípios que estão tomando essa iniciativa e coloco à nossa Agtur à disposição para qualquer tipo de suporte e expertise que pudermos oferecer”.

Com o sucesso do evento, outros festivais gastronômicos têm sido criados pelo estado do Tocantins, tendo principalmente como inspiração o FGT, isso só fortalece um dos principais objetivos do FGT que é divulgar e promover a gastronomia regional, com a finalidade de disseminar a identidade gastronômica para o estado do Tocantins. O presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Eudes Assis, ressalta que o FGT vem cumprindo o seu papel de fomentador de gastronomia no Estado, além de fomentar o turismo, e a geração de emprego e renda. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho vem dando bons resultados, e quando ele se multiplica pelo Estado é mais recompensador ainda”, ressalta o gestor.

Para o superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, o Festival Gastronômico de Taquaruçu é um exemplo claro de como o turismo é um instrumento de transformação da economia local. “Eventos como esse fortalecem a cadeia produtiva do turismo e trazem experiências incríveis para os visitantes. O Sebrae tem atuado de forma intensa levando aos donos de pequenos negócios do turismo serviços de consultoria, capacitação gerencial, atendimento ao cliente, precificação, gestão de design de produtos e de embalagens, cooperação, qualidade dos produtos e serviços, apoio à governança local e empreendedorismo”, ressaltou o superintendente.

II Festival de Chambari de Paraíso

Festival de Chambari de Paraíso, que já está em sua segunda edição, reuniu centenas de famílias (Foto: Rogério Ramos)

II Festival do Chambari, que aconteceu em Paraíso no final de semana após o 13º FGT, é uma realização da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, e, já com planos para a realização da terceira edição, em 2020, aconteceu nos dias 13, 14 e 15. Foram três dias de evento na Praça da Bíblia que, segundo a organização, foi pequena para receber todo o público que prestigiou o Festival e aproveitou para experimentar os diversos pratos, em sua maioria, à base de chambari.

As equipes da organização do evento fizeram uma visita técnica durante a realização do 13º FGT. “Em se tratando na parte da inspiração do Festival Gastronômico de Taquaruçu, em Palmas, inicialmente, fizemos uma visita técnica no festival de Taquaruçu que contribuiu muito com diversas ideias para o nosso festival. Planejamos com nossa equipe para entregar à comunidade e aos turistas um festival de sucesso, e foi aceito pela população, tanto que estamos já pensando na organização da terceira edição do Festival de Chambari”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Paraíso, Celso Morais.

I Festival de Gastronomia de Miracema – Gastromira

Participantes e júri técnico do Festival Gastronômico de Miracema (Foto: Divulgação)

Realizado pela Prefeitura Municipal de Miracema, esta será a 1ª edição do Gastromira, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro, e contará com a realização de oficinas e 23 estandes que disputarão os melhores pratos do evento, food trucks, cozinha show e diversas atrações musicais. O objetivo principal será a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem ser típicos da culinária regional. O intuito do festival é o fortalecimento da identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para o município.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Genes Alencar, este evento impulsionará fortemente a economia local. “Miracema é uma cidade turística, com belas praias e o evento de sucesso, Miracaxi. Mas, percebemos que no segundo semestre o município não tinha um evento turístico, logo pensamos no Festival Gastronômico para fechar o segundo semestre do nosso calendário, além de resgatar o valor culinário de Miracema. Vendo o sucesso que é o Festival de Taquaruçu, a gente se inspirou no nosso, com as características da nossa região. A população já está na expectativa”, disse confiante o gestor.

III Festival de Gastronomia de Arraias

Festival de Arraias será realizado nos dias 12 e 13 de outubro (Foto: Divulgação)

A organizadora do evento, a professora de Gastronomia, Gestão e Cultura e também da disciplina de Eventos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, Thamyris Andrade, da Universidade Federal do Tocantins do Campus de Arraias - TO, conheceu o FGT em 2016 e se encantou com o festival. Levou para o campus a ideia do evento que inspirou o Festival Gastronômico de Arraias. No 12º FGT, a professora trouxe os alunos do curso de Turismo para conhecer e buscar entusiasmo para o Festival de Arraias que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro.

A professora relata que os festivais gastronômicos do estado do Tocantins são de extrema importância.  Para ela esse movimento, esse boom de festivais em diversas cidades do Estado com certeza é uma consequência do Festival Gastronômico de Taquaruçu. “O FGT é uma fonte de inspiração para outros festivais. Por meio dele, a gastronomia do Tocantins ganha mais visibilidade, além de contribuir para a consolidação de uma identidade”, afirmou o docente

1ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Terra das Dianas

Nessa segunda-feira, 23, o prefeito Padre Gleibson Moreira confirmou a 1ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Terra das Dianas. Dianópolis vive um momento ímpar com o desenvolvimento das Serras Gerais e por isso, Prefeitura e Sebrae, vão realizar o evento com o objetivo de fomentar e desenvolver a economia local por meio da cultura, culinária e turismo, apresentando as potencialidades da cidade. O evento acontecerá de 29 de novembro a 01 de dezembro, na Praça da Capelinha (Capelinha dos Nove), e terá como destaque a gastronomia regional e quilombola.

Além disso, o Festival terá participação dos artistas regionais e apresentações culturais. O prefeito recebeu a embaixadora da gastronomia do Tocantins, Ruth Almeida e a consultora e organizadora de eventos, Francielle Isecke, que organizou o Festival Gastronômico de Taquaruçu da 7° a 12° edição. “Dianópolis vive um momento fantástico com a expansão turística em volta das Serras Gerais. Queremos aproveitar o momento e trazer para nossa cidade o I Festival Gastronômico e Cultural, que vai trazer tudo aquilo que temos em nossa cultura e culinária. Nosso objetivo é mostrar para o turista o potencial que a Terra das Dianas tem para oferecer”, destacou o prefeito.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS