Facebook
04/10/2021 - 18h17m

SEBRAE-TO

Festival do Chambari aquece a economia de Paraíso

Assessoria de Imprensa/Sebrae

A quarta edição, realizada no formato drive thru, caiu no gosto do público.

Festival do Chambari aquece a economia de Paraíso (Foto: Divulgação/Sebrae)

Durante três dias a Praça José Torres sediou o IV Festival do Chambari em Paraíso. De 30 de setembro a 2 de outubro, em formato drive thru, 14 expositores ofereceram cardápio tradicional da iguaria e pratos gourmet inovadores. A edição foi realizada pela Prefeitura e o Sebrae Tocantins e fortaleceu os pequenos negócios do município.

Para o prefeito Celso Morais, o Festival atendeu às expectativas e encerrou com saldo positivo. “Foi um grande sucesso, pois a comunidade veio, mesmo sendo um sistema novo, no formato drive thru. É muito importante estarmos juntos, a Prefeitura e o Sebrae fazendo parte dessa ação, entregando um Festival tão bonito como esse. Conversamos com os expositores e percebemos a alegria deles pelos resultados, muitas famílias participando e a próxima edição em 2022 será ainda melhor”, ressaltou.

A diretora do Sebrae, Eliana Castro, reforçou sobre a parceira com a Prefeitura na realização de eventos como esse para fortalecer o empreendedorismo local. “O Sebrae Tocantins tem atendido diretamente às prefeituras, por meio do Cidade Empreendedora, que tem como objetivo fomentar a economia local e valorizar suas potencialidades. Por isso, o Festival busca valorizar ainda mais o chambari, que é um prato tombado como patrimônio cultural e gastronômico do Tocantins, ampliando os negócios e gerando emprego e renda para os expositores da cidade”, detalhou.

Ela enfatizou, ainda, os investimentos no município e estado. “Temos investido muito em capacitações, dentro da visão empreendedora nas áreas de finanças, atendimento e manipulação de alimentos. Só em 2020 e 2021, já foram quase R$ 3 milhões de reais em consultorias gratuitas que vão ao encontro das necessidades dos pequenos negócios no Tocantins”, pontuou.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Paraíso, Patrícia Nascimento, afirmou que o Festival atingiu seu objetivo, o de movimentar a economia e o comércio gastronômico, em parceria com o Sebrae. “Foi um evento sensacional. A gente está sempre apoiando os pequenos negócios e essa quarta edição mostrou que é possível inovar e atender às famílias que vivem desse trabalho. Estamos gratos ao Sebrae, pois a melhor coisa é quando todo mundo anda de mãos dadas em prol do benefício do próximo, e o Sebrae com todo o engajamento que tem nos apoia para desenvolver os empreendedores e incentivar o crescimento na cidade”, destacou.

A gerente do Sebrae em Paraíso, Sirlene Martins, destacou que os empresários locais se reinventaram no Festival e ofereceram pratos tradicionais e inspiradores para chamar a atenção do público. “Os comerciantes apresentaram novos formatos do chambari, sem perder a essência e isso fortaleceu essa experiência gastronômica durante os dias de evento. Seguimos todos os protocolos de segurança para realizarmos um Festival em que todos pudessem participar”, finalizou.

Leia Alves fez um pastel de chambari, que logo caiu no gosto da clientela. A novidade deu tão certo que ela participa de vários festivais levando essa referência local em diversas cidades por onde passa. “Já trabalho com pastel há 12 anos e há três edições coloquei chambari como recheio principal e foi aprovado por quem ama essa iguaria”, disse.

Um dos expositores, o André da Silva, que vende chambari há 19 anos, contou que seu prato já foi divulgado em um canal de audiência nacional e veiculado em vários países, além de parabenizar a organização pelo evento. “Eu já levei o chambari para o Rio de Janeiro, no programa da Ana Maria Braga, e aqui no Festival as pessoas podem degustar um sabor único de Paraíso. Gostaria de agradecer à Prefeitura e ao Sebrae por manter essa tradição e nos apoiar sempre”, concluiu.

Francisco Sousa, morador de Paraíso, esteve todos os dias no Festival prestigiando o prato que é referência no estado. “Eu gostei muito desse formato de drive thru, trouxe minha família nos três dias e foi excelente poder escolher entre tantas opções o chambari em pratos variados e preços acessíveis, foi tudo muito bom”, contou.

Deixe seu comentário:

SENAC TO Campanha: SENAC SETEMBRO 2021Campanha SICTEG - SEBRAE - TOSarauClínica AndréAvecomA Fonte das LetrasGPS