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08/04/2021 - 18h54m

VENDA ONLINE

Ferramentas digitais auxiliam empreendedores a manter seus negócios durante a pandemia

Bruno Vima

Ferramentas digitais auxiliam empreendedores a manter seus negócios durante a pandemia (Foto: Divulgação)

Com o aumento expressivo das medidas de restrição de circulação de pessoas e, consequentemente, da diminuição do faturamento das empresas, a venda online deixa de ser apenas uma tendência de mercado e se consolida como alternativa para manutenção dos negócios durante a pandemia de Covid-19. Desta forma, ferramentas digitais são as grandes aliadas dos empreendedores para o enfrentamento deste momento de crise.

Como sete em cada dez empresas já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas, de acordo com a 10ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as ferramentas digitais facilitam nessa atuação. A exemplo do cardápio online e loja online, que possuem baixo custo de implantação e crescente utilização no mercado.

Segundo o criador das plataformas Miniloja e Minicardápio, Bruno Vima, esse tipo de ferramenta traz vantagens ao negócio que podem ser aproveitadas mesmo depois da pandemia. “As lojas online permitem um alcance mais amplo aos consumidores, facilitam a visualização dos produtos e melhoram a experiência de compra dos clientes, já que eles podem navegar pelos itens ofertados livremente. É mais um canal de vendas, tem integração com as redes sociais e está 24 horas à disposição dos empresários e clientes. Além disso, o custo operacional é baixo, com planos por menos de um real ao dia”, exemplificou.

Assim também, os cardápios digitais podem ser utilizados como uma opção extra de segurança sanitária durante a pandemia, já que o cliente pode acessá-lo em seu próprio celular, evitando o contato com o cardápio físico. Além, claro, de ser utilizado para pedidos online por meio de poucos cliques, diretamente no aplicativo de mensagens. O que pode ser uma excelente alternativa já que a plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos, ainda de acordo com o Sebrae.

Outra vantagem apresentada por Vima é a autonomia que essas ferramentas possibilitam aos empresários, já que a criação, manutenção e alterações podem ser feitas diretamente pelos empresários, totalmente online e sem nenhum intermediário. Ele disse ainda, que como empresário também, buscou criar plataformas que pudessem ajudar os empreendedores a entrarem e a se manterem no comércio digital. "A criação do Minicardápio e da Miniloja é a forma que encontrei de ajudar outros empresários nesse período. Por isso pesquisei e trabalhei muito para disponibilizar essas plataformas ao menor custo possível e com a vantagem de iniciar de forma gratuita. Espero com isso ajudar mais pessoas a ampliarem suas opções negócios", comentou.

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