Facebook
26/04/2022 - 18h48m

AGROTINS 2022

Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins terá Hospital Veterinário com atendimento de plantão

Redação

Estrutura do Hospital Veterinário (HVET) realizará atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento.

Na Agrotins 2022, a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceira com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), levará para a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) a estrutura do Hospital Veterinário (HVET), com o propósito de realizar atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento. A Agrotins será realizada de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

A chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14, após a finalização da feira. A pedido da Seagro, o Hospital Veterinário estará de plantão na Agrotins a partir do dia 8, tendo como objetivo prestar atendimento, se necessário, aos animais que serão expostos na feira caso aconteça algum acidente no transporte, no desembarque e no embarque, dando assim suporte técnico veterinário aos produtores.

De acordo com a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce Borges Leal, as universidades são parceiras da Seagro em todos os eventos. “Fomos elencando necessidades a cada edição da feira e vimos era preciso ter profissionais disponíveis em caso de acidentes, considerando sempre o bem-estar e a segurança dos animais. A expectativa é que nenhum animal necessite de atendimento para algum caso mais grave, mas, se necessário for, estaremos preparados”, explica a gerente.

Parceria e atendimento

O Hospital Veterinário (HVET), juntamente com o curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), iniciou a parceria com a Agrotins em 2019. Durante o evento, foram demonstrados os serviços realizados pelo HVET, tais como: inseminação artificial, reprodução animal, entre outros. Da mesma forma, foram apresentados alguns animais no estande, como minivacas, cabras, bodes e cães, com o objetivo de demonstrar os demais serviços oferecidos pelo HVET, que envolvem os atendimentos clínicos-cirúrgicos dos animais de pequeno e grande porte, assim como animais de produção e animais selvagens.

Atualmente, a equipe do HVET conta com 24 médicos veterinários, professores, residentes e preceptores. Nesta equipe, encontram-se profissionais especialistas em diversas áreas, como diagnóstico por imagem, anestesiologia, cirurgia, dermatologia, reprodução, dentre outras áreas. Além disso, vale ressaltar que o funcionamento do HVET é 24 horas, tendo profissionais disponíveis em todos os turnos, assim como o laboratório de análises clínicas para processamento de amostras. O produtor interessado pelos serviços poderá ligar no 3219-8026 para esclarecimento de qualquer dúvida”, ressalta Gabriela Fachine, da coordenação do curso de Medicina Veterinária do CEULP/Ulbra.

Na Agrotins 2022, a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços oferecidos. O momento será oportuno para apresentar à comunidade local que, no HVET, encontram-se atendimentos diferenciados para os animais, sejam eles: equinos, bovinos, caprinos, ovinos, cães, gatos e animais selvagens de uma forma geral. “Além disso, a proposta, para este ano, é que o estande do HVET esteja em conjunto com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, onde serão expostos cabras e cães adestrados, seguindo o sucesso que os animais fizeram na última Pecshow”, explica a diretora do Hospital Veterinário do CEULP/Ulbra, Mildre Loraine Pinto.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivos apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), da Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisa e educacionais, entre outras.

HVET

O Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas possui estrutura para o atendimento de animais de grande e pequeno porte, nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos; e laboratório de análises clínicas.

O Hospital Veterinário iniciou a parceria com a Agrotins em 2019 (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS