Facebook
14/09/2012 - 10h03m

Feira da Agricultura Familiar mostra novidades em Porto Nacional

Redação

      A cidade de Porto Nacional, a 60 km de Palmas, sedia até o próximo dia 15, sábado, a III Feira da Agricultura Familiar. O evento, que acontece no Parque de Exposição da cidade, faz parte da 32ª Expoagro e IV Exponacional e é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, tendo como parceiros o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Projeto de Piscicultura Brejinho, Itafós e Sindicato Rural de Porto Nacional.

      A feira reúne expositores de oito municípios da região. Um desses expositores é Wilson Nunes, de Natividade, que trouxe para divulgação e comercialização, entre outros produtos, o famoso e tradicional biscoito “Amor Perfeito”. “É muito importante esse tipo de evento, pois além de ampliar nossos horizontes em termos de venda, também serve para a troca de experiências e adquirir novos conhecimentos”, pontuou Wilson.

      Na exposição o visitante pode encontrar ainda artesanato em madeira, na palha de bananeira, cerâmica, bordados, comidas típicas e alimentos oriundos da agricultura familiar, como doces, frutas, licores, dentre outros.

      E uma das novidades que a Feira da Agricultura Familiar traz este ano é a Unidade Demonstrativa de Piscicultura, montada dentro do espaço da própria feira. No local, um minitanque foi instalado contendo espécies de pirarucu, tambaqui e caranha. Os produtores e visitantes que passarem pelo local receberão informações sobre a cadeia do peixe e as técnicas para elaboração de projetos voltadas para a atividade. “Os técnicos do Ruraltins estarão aqui durante os três dias do evento para orientar os produtores e esclarecer todas as dúvidas relacionadas às diversas ações do órgão”, disse o chefe da Regional do Ruraltins, de Porto Nacional, Carlos Wagner.

Abertura

      Na noite desta quarta-feira, 12 de setembro, aconteceu a abertura da feira, que contou com as presenças do assessor de gabinete Jonas Aires, representando a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, e do diretor de desenvolvimento rural, Valdivino Fraga de Melo. “A III Feira da Agricultura Familiar é uma oportunidade de divulgar os produtos da região, de mostrar o trabalho que é desenvolvido pelos nossos extensionistas e momento de fortalecer a agricultura familiar”, disse o diretor na solenidade de abertura.

      A noite também marcou a abertura oficial da Exposição Agropecuária de Porto Nacional, com a participação do Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Jaime Café, que na oportunidade representou o Governador Siqueira Campos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS