Facebook
05/04/2022 - 10h46m

PROJETO

Fasec e prefeitura de Brejinho de Nazaré firmam parceria para construção de posto artesiano para comunidade quilombola

Ascom/Fasec

Ação faz parte do projeto “Resgate da cidadania em comunidades autossustentáveis” (Foto: Divulgação)

A Faculdade Serra do Carmo (FASEC) firmou parceria com a prefeitura de Brejinho de Nazaré para a construção de um poço artesiano na comunidade quilombola Malhadinha, no munícipio citado, cerca de 100 km de Palmas. A ação faz parte do projeto “Resgate da cidadania em comunidades autossustentáveis”, iniciado em 2015, por acadêmicos, professores e coordenação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. O encontro entre direção geral e acadêmica da FASEC e prefeitura de Brejinho de Nazaré, com a presença do Prefeito Marquim Nobre, aconteceu na última terça-feira, 30 de março, na sede da instituição.

Com o objetivo de resgatar a cidadania, colaborar na melhoria da qualidade de vida da comunidade malhadinha, a FASEC e a Prefeitura de Brejinho de Nazaré, conjuntamente, levarão água de qualidade para os moradores da comunidade, por meio da construção de um poço artesiano, uma necessidade da comunidade tradicional.

A previsão é que nos próximos meses seja formalizada a parceria e em seguida o início da construção do poço artesiano. “Esse é um momento impar que aguardamos desde 2015. Por diversos problemas burocráticos não havíamos conseguido anteriormente a concretização deste sonho, e que agora vamos efetivar com o apoio da Prefeitura de Brejinho de Nazaré. O que reforça a importância da união de esforços entre empresas privadas e o poder público para que as nossas comunidades sejam as principais beneficiadas”, reforça o diretor geral da FASEC, Arnaldo Bringel.

A FASEC sempre teve essa preocupação social, desde os seus 15 anos de história em Palmas e no Tocantins. Esse projeto contou com o apoio de muitas mãos, como dos professores, acadêmicos, egressos, colaboradores administrativos e comunidade. A quem aqui externo meus agradecimentos. E, hoje, estamos dando um passo importante, especialmente, na contribuição com essa comunidade que tanto precisa do poder público e privado para uma qualidade de vida”, afirma a diretora acadêmica da FASEC, a Professora Simone Andrea.

Comunidade Malhadinha

A Comunidade está entre as 41 comunidades remanescentes de quilombolas do Estado do Tocantins, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.

Projeto

O Projeto de extensão “Quilombola de Brejinho de Nazaré Comunidade Malhadinha: Resgate da cidadania em comunidades autossustentáveis” culminou com a proposta de criação de uma rede de cooperação entre comunidade e Faculdade Serra do Carmo, assumindo um compromisso de responsabilidade social.

Professores, acadêmicos, egressos e colaboradores da FASEC realização diversas atividades entre 2015 e 2016, para angariar fundos para a construção do poço artesiano, como bazar solidário, rifas, festa junina e outros eventos.

Durante a execução do projeto, os acadêmicos realizaram ainda atividades acadêmicas voltadas ao resgate da cultura e da história do quilombo, práticas agrícolas sustentáveis, consumo consciente de água, educação, debates sobre drogas e jogos educativos e esportivos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS