Facebook
08/12/2021 - 15h30m

ENFERMAGEM

Estudantes recebem orientações sobre Hanseníase, Dengue e Parasitologia durante ações de acadêmicos da Unitins de Augustinópolis

As atividades foram realizadas por três grupos em diferentes turnos. Os acadêmicos de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis conversaram com os estudantes do ensino básico nas próprias salas de aula. Mais de 100 crianças foram envolvidas nas atividades.

Palestra "Parasiologia e Saneamento", no dia 29 de novembro (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Augustinópolis receberam diversas orientações sobre Hanseníase, Dengue e Parasitologia e Saneamento, nos dias 29 de novembro e 2 de dezembro, durante três ações dos acadêmicos do 4º período de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

As palestras foram propostas durante a disciplina extensionista de Saúde Ambiental, ministrada pela professora Lilian Natália Lima. A atividade foi realizada por três grupos em diferentes turnos. Os acadêmicos conversaram com os estudantes do ensino básico nas próprias salas de aula, respeitando as medidas sanitárias definidas pela unidade escolar em razão da pandemia da Covid-19. Mais de 100 crianças foram envolvidas nas atividades.

A primeira ação teve como tema “Parasitologia e Saneamento”, na segunda-feira, 29. Os alunos puderam entender os ciclos de contaminação, bem como as implicações da falta de saneamento básico para a saúde humana. O tema foi escolhido pelo próprio grupo de acadêmicos.

A gente estava tendo uma matéria de parasitologia e vimos o quanto é importante transmitir os cuidados básicos de higiene e ressaltar as implicâncias da falta de saneamento básico. Então, nosso objetivo foi chamar a atenção das crianças para essas questões. A gente tentou simplificar o assunto, tirar dos termos técnicos, mas de um jeito mais divertido a gente consegue trazer todas essa questões que são a prevenção, os cuidados e o tratamento”, pontuou a discente Arla Fábia, de 20 anos.

Na quinta-feira, 02, outros dois grupos estiveram na unidade escolar com orientações sobre “Prevenção e Controle da Dengue: Aedes Aegypti” e “Hanseníase: uma abordagem sobre autocuidado e importância do diagnóstico precoce”.

Palestra "Prevenção e Controle da Dengue: Aedes Aegypti” (Foto: Lilian Natália/Unitins)

No primeiro turno, a temática discutida foi a dengue. De acordo com a acadêmica Anna Maria Valadares, a temática foi escolhida por ser uma doença sazonal. “Foi uma manhã muito produtiva e cheia de conhecimento. Foi muito importante por conta do contato direto com a comunidade, de forma que aos poucos vamos conseguindo sensibilizá-los. E o tema não poderia ficar de fora devido aos casos de dengue que tendem a aumentar durante esse período do ano”.

À tarde foi a vez dos estudantes receberem orientações acerca da Hanseníase, uma enfermidade ainda cercada de tabus e preconceitos. “A palestra foi o primeiro contato do nosso grupo com a extensão, foi uma experiência incrível de muito conhecimento e promoção de saúde. O feedback dos alunos nos deixou imensamente gratos e com a sensação de dever cumprido. Agradecemos à professora Lilian Natália pela dedicação para a realização dessa ação que despertou em cada uma o desejo de continuar a fazer mais pela comunidade no processo da jornada acadêmica”, ressaltou a acadêmica Magda Jhessica, do 4º período.

Durante as palestras, os alunos do ensino fundamental puderam fazer perguntas sobre as temáticas abordadas. A estudante Carla Evellyn Sousa de Oliveira, de 13 anos, destacou que as informações foram muito produtivas.

Eu não sabia ainda dessas informações. Achei bem interessante e bem informativo. O que mais me chamou a atenção foi que a maioria das doenças ocorrem por falta das medidas corretas de higiene, como lavar as mãos, não ter saneamento básico, entre outras coisas. Pretendo ter mais cuidado agora que eu sei dessas informações. Meu tio já teve uma das doenças e eu sei como é bem perigosa, e agora que estou sabendo mais, pretendo me prevenir. É melhor prevenir do que remediar”, disse a menina que cursa o 8º ano.

A realização das ações foi viabilizada por uma parceria entre a Unitins e a unidade escolar. “As acadêmicas explicaram muito bem sobre os contágios, as precauções e a questão do cuidar. Elas também frisaram bastante a higiene, principalmente das mãos, que é uma coisa que a gente vem trabalhando bastante aqui na escola devido a pandemia. Então, elas ressaltaram a importância da higiene na hora de lavar as mãos, depois que sair do banheiro, além de cuidados que devem ter em casa com a limpeza dos alimentos, entre outros. Eles gostaram bastante e participaram”, ressaltou a orientadora educacional da escola, Raimunda Elioleth Rodrigues Soares.

Palestra "Hanseníase: uma abordagem sobre autocuidado e importância do diagnóstico precoce” (Foto: Lilian Natália/Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS