Facebook
05/06/2018 - 18h07m

IFPA

Estudantes do Instituto Federal de Educação do Pará visitam o aterro da Capital

Redação

 

Estudantes paraense visitaram e conheceram o funcionamento do aterro sanitário de Palmas nesta terça, 05 (Foto: Regiane Rocha)Vinte alunos do 2º ano do curso técnico em Saneamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), de Conceição do  Araguaia, e mais 12 associados do Lions Clube de Palmas,  visitaram o  aterro sanitário da Capital, na manhã desta terça-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O grupo conheceu o museu do lixo, onde estão guardados objetos pessoais que são encontrados durante a compactação do lixo  e percorreram todo o perímetro do aterro de Palmas, tendo como anfitrião o engenheiro civil e responsável pelo Aterro Sanitário de Palmas, João Marques, e a participação do  técnico, Adelúzio Azevedo. Os dois profissionais falaram   aos visitantes sobre a operacionalidade e capacidade do aterro.

A estudante Kelly Dayane Silva Ferreira ficou impressionada com a organização do local. “Realmente o controle do aterro e todo processo de destinação dos resíduos, são muito organizados”, disse.

A professora Helca Oliveira disse que a visita está  voltada para a disciplina de resíduos sólidos.  “Em nosso município não tem um aterro sanitário nos moldes que preconiza as normas, então  a visita irá contribuir para o conhecimento dos alunos sobre o  tratamento correto  da destinação dos  resíduos sólidos”, disse.

A associada do Lions  Clube de Palmas, Jussara Bandeira, pela primeira vez acompanhou o caminhão fazendo o descarte dos resíduos sólidos, em uma das  células do aterro.   “Eu acho que deveria ser assim em todos os municípios, ter um aterro como o de Palmas”, disse.

Além dos estudante do IFTO, 12 associados do Lions Clube conheceram o Aterro Sanitário (Foto: Regiane Rocha)

Em seguida o grupo visitou as lagoas de tratamento do chorume. Onde puderam presenciar uma família de patos selvagens, como prova de  bioindicadores de qualidade.

Aterro elogiado

O governador do Lions Club Internarcional  de Palmas, Alberto Cavalcante, disse que a preservação do meio ambiente é um dos pilares defendidos pelo Lions. “Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente,  nosso clube se mobilizou para vir aqui conhecer o aterro, e Palmas está de parabéns, pois é organizada até no descarte dos resíduos sólidos”, disse.

O estudante Dione Pereira Lima do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), acredita que a visita in loco ao aterro irá complementar o que foi aprendido em sala de aula. “Aqui a gente pode visualizar  tudo aquilo que aprendemos na teoria em sala de aula”, disse.

A coordenadora do curso técnico em saneamento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Andressa da Silva, acredita que o objetivo da visita foi alcançado. “Essa visita técnica é aplicação do conhecimento teórico que eles têm em sala de aula, pois aqui puderam ver de perto todo o processo de gerenciamento e operação do aterro”, disse.

Ainda de acordo com Andressa, o aterro da Capital está superando as expectativas tanto pela logística quanto pelos resultados apresentados.

Para o engenheiro responsável pelo aterro de Palmas, João Marques, a visita dos alunos e dos associados do Lions Club foi positiva.

“Fico feliz ao ver estudantes que vieram do Pará,  400 km da Capital para conhecer nosso aterro e dos associados do Lions, que são formadores de opinião e profissionais de várias áreas, que tem como pilares a defesa do meio ambiente”, disse.

Dia Mundial

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS