Facebook
03/07/2019 - 09h45m

JOVENS PROTAGONISTAS NA REDE PÚBLICA

Estudantes do Bico tem oportunidade de participar de seleção de programa para intercâmbio nos EUA

Redação

Ana Gabriella e Rafael foram os representantes do Tocantins em 2019

Jovens protagonistas de escolas públicas, que sonham em fazer intercâmbio gratuito, podem se inscrever, até o dia 20 de agosto, na edição de 18 anos do programa Jovens Embaixadores. A iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil irá selecionar 50 estudantes de ensino médio para imersão na cultura norte-americana, contato com a língua inglesa e atividades educacionais. O programa cobre todos os custos da viagem, que tem duração de três semanas e será em 2020.

Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter desempenho excelente na escola, perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo e ter bom relacionamento na escola, em casa e na comunidade. Além disso, é importante nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser estudante do ensino médio da rede pública.

Outro requisito importante é estar engajado em algum trabalho voluntário ou iniciativa de impacto social, como o grêmio estudantil, ONGs, associações de igreja, entre outras, há pelo menos seis meses. 

As inscrições podem ser feitas no link disponível no site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Entre as fases do processo seletivo está a aplicação de provas escrita e oral, que no Tocantins são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Tocantinenses

Em 2019, o Tocantins teve dois estudantes selecionados. Rafael Aguiar, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, localizado em Paraíso, e Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, foram os representantes do Estado no intercâmbio. Eles viajaram em janeiro deste ano.

Rafael conta que a oportunidade vai além de um passeio no exterior. “É um privilégio, uma chance inesquecível, não só o fato de ser minha primeira viagem internacional, mas por todas as trocas de experiência, conhecimento e, principalmente, pela troca de sonhos”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS