Facebook
04/06/2019 - 12h19m

EDUCAÇÃO

Estudantes de Tocantinópolis participam de atividade para auxiliar na escolha da carreira profissional

Alunas se encantaram com laboratório de robótica

A escolha da profissão não é tarefa fácil. Para ajudar os alunos nesta importante decisão, o Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, localizado em Tocantinópolis, organizou uma viagem à cidade de Araguaína para que os estudantes pudessem conhecer os cursos ofertados pelo Centro Universitário do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac).

Depois de percorrer cerca de 150 quilômetros entre os dois municípios, os 40 estudantes aproveitaram todo o tempo em Araguaína para entender com mais profundidade diversas áreas de atuação profissional. Os alunos visitaram laboratórios e conversaram com universitários e professores da instituição.

Professor Danillo da Silva Maia é o responsável pela disciplina eletiva

O objetivo principal foi oferecer orientação aos estudantes a fim de auxiliá-los na escolha de sua futura profissão. Ao proporcionar essas discussões com graduandos e profissionais de diversas áreas sobre os cursos e o mercado de trabalho, buscamos contribuir para que os nossos alunos façam uma escolha mais segura, consciente e não estereotipada”, frisou o professor Danillo da Silva Maia.

Ensino Médio Integral

A atividade faz parte das disciplinas eletivas que integram o projeto das Escolas Jovem em Ação. Como o próprio nome sugere, as disciplinas eletivas são de livre escolha dos estudantes de acordo com a afinidade de cada um. Ofertadas semestralmente, as eletivas visam diversificar ou aprofundar os conteúdos trabalhados nos componentes do núcleo comum de forma interdisciplinar.

As escolas Jovem em Ação são as unidades escolares que fazem parte do programa de fomento ao ensino médio integral. No Tocantins, são 22 as escolas contempladas. Além das eletivas, estas instituições têm em sua metodologia abordagens diferenciadas visando despertar o protagonismo juvenil e ajudar os estudantes a construírem seus projetos de vida. O programa oferece ainda o estudo orientado, os clubes de protagonismo, além das práticas experimentais desenvolvidas nos laboratórios das escolas.

A estudante Karen da Silva Campos, de 16 anos, falou sobre as ações promovidas pela unidade escolar. “Foram muito motivadoras as atividades realizadas durante a disciplina eletiva: Impactando seu Projeto de Vida. Essa visita ao Unitpac foi algo muito motivador. Poder sair da teoria e ver como é a vida universitária, visitar os laboratórios e conversar com todos aqueles profissionais nos possibilitou sair com uma nova visão. Foi uma experiência que vai contribuir com o meu projeto de vida e com o de todos os alunos que participaram”, avaliou.

Os laboratórios de robótica e informática também foram visitados

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS