Facebook
18/09/2018 - 17h45m

SAÚDE

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira, 17, os trabalhos de instalação da máquina de radioterapia em Araguaína. O processo inclui etapas de instalação, calibragem, testes e treinamento da equipe por se tratar de um equipamento de alta complexidade.

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço. “Este é um importante passo na prestação desse serviço que atualmente é feito em parceria com o Estado do Maranhão, na região norte do Tocantins, um compromisso do Estado com seus usuários e que desde 2015 não era realizado na região. O funcionamento desta máquina irá sem dúvida reduzir tempo de espera e o desconforto do translado de muitos pacientes”, destacou o titular da SES, Renato Jaime.

A máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA), por meio de pactuação, via Sistema Único de Saúde (SUS). Além do tratamento de radioterapia no Maranhão, os pacientes do Tocantins também contam com a oferta do exame em Palmas, em serviço privado pago pelo Estado, habilitado pelo Ministério da Saúde, que está ofertando tratamento de radioterapia, a aproximadamente 50 pacientes.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS