Facebook
07/06/2019 - 11h58m

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Escolas estaduais de Araguatins e Tocantinópolis envolvem estudantes e comunidade em atividades da Semana do Meio Ambiente

Redação

Em Tocantinópolis, o Colégio Estadual José Carneiro de Brito organizou uma gincana ecológica

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, as escolas da rede estadual prepararam uma programação intensa a fim de contribuir para a preservação dos recursos naturais do planeta. Durante toda a semana, estudantes e comunidade se juntaram em diversas atividades em todo o Tocantins. No Bico do Papagaio, as atividades aconteceram em Araguatins e Tocantinópolis.

Além das ações pontuais, a rede estadual de ensino conta com mais de 130 projetos permanentes de sustentabilidade nas unidades escolares. Estas escolas têm se tornado referência em educação ambiental ao desenvolver atividades contínuas de combate ao desperdício e de conscientização quanto ao consumo.

Os projetos vão desde o reaproveitamento de água do ar condicionado ou da chuva para limpeza, a reciclagem de materiais que seriam descartados, incentivo ao uso racional de água, energia elétrica e papel. Conservação de rios e córregos, plantio de mudas também são algumas das ações promovidas pelas escolas estaduais.

Tanto as atividades da Semana do Meio Ambiente quanto os projetos contínuos das unidades de ensino buscam formar nos nossos alunos essa consciência ambiental. Além de se tornarem cidadãos mais conscientes quanto à importância da sustentabilidade, os estudantes são agentes multiplicadores desse conhecimento. Com as atitudes do uso racional, da preservação dos recursos naturais, eles passam a ser exemplo em casa e no ciclo de amizades, formando assim um círculo virtuoso em prol da sustentabilidade do planeta”, destaca a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

Programação

Plantio de mudas nas escolas de Araguatins

No Bico do Papagaio, a Diretoria Regional de Educação de Araguatins conta com a parceria do Instituto Federal do Tocantins para a revitalização das hortas e paisagismo das escolas estaduais da cidade. No dia 7, durante o desfile de aniversário do município, as escolas apresentarão os projetos desenvolvidos como a conservação da nascente do rio Taquari e as oficinas de reciclagem.

Ecobike reuniu alunos em Tocantinópolis

Também no Bico do Papagaio, em Tocantinópolis, o Colégio Estadual José Carneiro de Brito promoveu a 4ª edição do Ecobike. O passeio ciclístico reuniu estudantes para sensibilizar a população quanto à poluição do ar e dos rios. Durante o trajeto, os alunos fizeram paradas para apresentações culturais sobre o tema. As atividades seguem até sexta com palestras, gincanas, a exposição Sustentabiliarte de artesanato com material reciclado. “É um dos eventos mais esperados pelos alunos. Todos os anos, temos uma participação muito boa e vemos os resultados ao longo do ano com atitudes mais conscientes”, revela a coordenadora pedagógica da escola, Emanuelle Angélica Cavalcante.

Ações permanentes

Ação permanente de revitalização do Córrego Brejinho em Araguatins

Em Araguatins, o projeto de Revitalização do Córrego Brejinho, do Colégio Estadual Osvaldo Franco, alcançou visibilidade nacional. Em 2018, a iniciativa foi apresentada na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em SP. Conforme a professora Cleidiane Bispo, além da manutenção da limpeza do córrego, foi realizado um mapeamento dos pontos críticos e uma audiência pública a fim de envolver e sensibilizar a comunidade para os cuidados com o córrego. Este ano, o projeto foi selecionado pela ONG Ashoka. O estudante Rhenan Cauê, que é delegado do projeto foi a São Paulo para mostrar o projeto de conservação.

Exposição Sustentabiliarte de artesanato com material reciclado, em Tocantinópolis

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS