Facebook
09/11/2018 - 12h13m

PROJETO ESCRAVO, NEM PENSAR!

Escolas de duas cidades do Bico realizam ações de conscientização contra o trabalho análogo à escravidão

Redação

A comunidade de Esperantina também participou da ação no município

Estudantes e professores de Esperantina e Sítio Novo do Tocantins realizam, durante esta semana, uma série de eventos com as comunidades locais para discutir sobre o projeto de combate e erradicação do trabalho escravo. Alunos de escolas que desenvolveram atividades relacionadas ao projeto Escravo, nem pensar! realizam passeatas e ações de conscientização sobre condições degradantes de trabalho e semelhantes à escravidão.

Criado em 2004, por meio de uma parceria entre a ONG Repórter Brasil e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto Escravo, nem pensar!tem como meta diminuir o número de pessoas aliciadas para o trabalho escravo, ou submetidos a condições análogas à escravidão no campo e nas cidades brasileiras, por meio da educação.

No Tocantins, a ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) conta com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a parceria da Comissão Pastoral da Terra e da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Tocantins (Coetrae-TO).

Nesta sexta-feira, 9, as comunidades da Escola Estadual Manoel Estevão de Souza e do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior percorrerão, a partir das 15h, as principais ruas do município de Sítio Novo do Tocantins para abordar sobre os temas discutidos pelo projeto.

Conforme a diretora da Escola Estadual Manoel Estevão, Lucicléia Lima Freire, a expectativa é de que mais de 500 alunos participem da ação. “Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade para o trabalho escravo que ainda é uma realidade muito forte no país. Nossa intenção é acabar com essa prática que fere os princípios da dignidade humana", disse.

A equipe da Escola Dr. Ulisses Guimarães, em Esperantina, realizou várias apresentações durante a caminhada

A equipe da Escola Estadual Dr. Ulisses Guimarães, em Esperantina, realizou uma passeata no município. O grupo fez três paradas e apresentou musicais e peças teatrais. Manoel dos Santos Matos, diretor da escola, explicou ainda que para abordar sobre o tema, foram feitas palestras para os alunos e comunidade em geral sobre trabalho infantil e tráfico humano, trabalho contemporâneo frente à nova Lei trabalhista e Direitos Humanos.

Programa

O Escravo, Nem pensar! busca diminuir, por meio da educação, o índice de trabalho análogo à escravidão em regiões cuja situação ainda é registrada pelos órgãos responsáveis. Além disso, o programa visa difundir o conhecimento a respeito de tráfico de pessoas e trabalho escravo rural contemporâneo como forma de combater essa violação dos direitos humanos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS