Facebook
21/02/2014 - 17h56m

Escola padrão de tempo integral em Araguatins será a primeira do Bico

Redação

A escola padrão que está em construção em Araguatins, a 601 Km de Palmas, deve ser concluída no final de junho deste ano, estando pronta para receber os estudantes já no segundo semestre letivo. Nesta sexta-feira, 21, o governador em exercício, Sandoval Cardoso, e a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, visitaram as obras, conversaram com os trabalhadores e conheceram a estrutura. Quando concluída, a escola terá capacidade para atender 1,5 mil estudantes e será a primeira escola padrão de tempo integral na região do Bico do Papagaio.

A estrutura da escola chama a atenção dos moradores de Araguatins, município com 33,5 mil habitantes, conforme a estimativa 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área do terreno onde está sendo construída a escola é de 20 mil m2. Quando pronta, terá estrutura de grande porte com amplo auditório, vários blocos de sala de aula, laboratórios de ciências e informática, quadra de esportes e refeitório cobertos, piscina, entre outros espaços importantes para as atividades dos estudantes.

Para a secretária Adriana, a gestão estadual está comprometida com a educação em tempo integral. Segundo ela, além de construir escolas, uma das prioridades é investir na melhoria da infraestrutura das unidades escolares, adequando os espaços para atender melhor os estudantes.

Sandoval Cardoso ressaltou o esforço do Governador Siqueira Campos para, depois de recuperar o Estado, fazer os investimentos que o Tocantins precisa. Após a visita à obra, ele se dirigiu ao Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem, no Setor Nova Araguatins. Lá, elogiou a qualidade das duas escolas que visitou e deu um recado para os alunos que lotavam a quadra esportiva da unidade escolar. “Estudem, pessoal. O estudo é muito importante para avançar na vida e superar as dificuldades”, destacou. 

Educação

Antes das obras da escola padrão de tempo integral, a secretária de Educação visitou a sede da Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Araguatins, que abrange 12 municípios da região do Bico do Papagaio. Através da Seduc, a DRGF regional doou para a rede municipal de Araguatins um microonibus escolar. “Esta proximidade com as Diretorias Regionais é muito importante para que a gestão seja mais transparente e atenda as demandas e realidades de cada região”, disse Adriana Aguiar.

Já no Centro de Ensino Médio Antonina Milhomem, o governador em exercício e a secretária entregaram os Cadernos do Professor e tablets aos premiados no Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Salto). 

Outras obras

Além de Araguatins, outras seis grandes escolas estão sendo construídas no Tocantins: duas em Palmas, duas em Araguaína, uma em Paraíso do Tocantins e uma em Pedro Afonso. O investimento total é de R$ 71 milhões. Outros recursos serão destinados para mobiliário e equipamentos.

Para o exercício financeiro de 2014, o governo do Estado ampliou em R$ 1,3 milhão a previsão orçamentária na área da educação, o que demonstra o compromisso da administração estadual com as ações relacionadas a esta área. 

No Bico do Papagaio

Nesta sexta-feira, ainda em Araguatins, o governo do Estado entregou ambulâncias aos municípios da região. Em seguida, em Augustinópolis, a 605 Km de Palmas, a comitiva do governo do Estado visitou as obras do Hospital Regional.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS