teste
BRK AMBIENTAL/Campanha: Site Tocantins 2022 -Maio/Junho
Facebook
21/06/2022 - 10h48m

LÍNGUA PORTUGUESA

Escola de Araguatins realiza projeto de literatura com apreciação de obras clássicas brasileiras

Ação abordou a apresentação da obra de Mário de Andrade, Macunaíma.

O evento foi organizado pela professora de Língua Portuguesa, Nizelda Pereira, com alunos das turmas dos 9º anos (Foto: Seduc)

Com o objetivo de ampliar  o vocabulário dos alunos, como também  familiarizá-los com a literatura clássica brasileira, a Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, de Araguatins, realizou na terça-feira, 14, uma ação referente ao projeto de literatura: Um olhar Literário: apreciação das obras clássicas brasileiras. A ação abordou a apresentação da obra literária Macunaíma, de Mário de Andrade.

O evento foi  organizado pela professora de Língua Portuguesa das turmas dos 9º anos, Nizelda Pereira. Para ela, realizar essa ação foi majestoso, pois não foi fácil pôr em prática este desafio aos alunos, que após quase dois anos, ficaram sem aulas em espaços físicos. “Contudo a inibição aumentou bastante e ter esse retorno com as apresentações é motivo de reflexão para continuar utilizando esta dinâmica nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos ampliarem o vocabulário, despertarem o hábito de leitura, aguçarem o senso crítico e contribuir no processo de desenvoltura”.

A professora ressaltou ainda que por meio da linguagem o aluno tem capacidade de se humanizar, além de melhorar o desempenho escolar. “Contudo, é fundamental pôr em prática, nas aulas de Língua Portuguesa, a leitura literária”, completou Nizelda Pereira.

Para o aluno André Luís Sampaio Sousa, 9°ano 2, o evento foi marcante para todos os alunos e para a professora. “Com o empenho dos alunos e da professora foi desenvolvida uma ação maravilhosa que sem o apoio não seria possível, por isso foi um das melhores ações realizadas com os 9° anos”.

A estudante Jaqueline de Oliveira dos Santos, 9º ano 4, disse que gostou bastante dessa nova ideia apresentada pela professora, porque vai ajudar os alunos a perderem a vergonha de falar em público.  “E também porque essa ideia faz com que nós, os alunos, acabem se familiarizando com um novo tipo de linguagem. Eu espero que outras pessoas possam ter acesso a esse método levantado por ela”, frisou. 

A leitura incentiva à capacidade de criar, amplia a imaginação, desenvolve a memória, amplia o vocabulário, entre outros benefícios. Um projeto excelente”, pontuou a aluna, Geovanna Raica Barbosa Barros, 9º ano 1. Segundo a estudante, o projeto que a professora Nizelda Pereira desenvolveu, contribuiu, porque será um aprendizado que os alunos irão usar no decorrer da vida pessoal e escolar. “Eu vi um interesse muito grande por parte de alguns alunos. Isso é um incentivo para nós, do 9º anos, que vamos ingressar para o ensino médio em breve”.

O evento foi um momento maravilhoso, pois, foi uma oportunidade para expressar minha opinião e ponto de vista e observar as dos meus colegas. Além de abrir espaço para a leitura da literatura brasileira”, relatou a estudante do 9º ano 1, Amanda Rocha Freire.

Segundo a professora, não foi fácil pôr em prática este desafio aos alunos, que após quase dois anos, ficaram sem aulas em espaços físicos

Por meio da linguagem o aluno tem capacidade de se humanizar, além de melhorar o desempenho escolar (Foto: Seduc)

Deixe seu comentário:

Praia do Pedral de PalmeirasClésioClínica AndréAvecomA Fonte das LetrasGPS