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11/08/2018 - 22h30m

FISCALIZAÇÃO

Equipe do Procon de Araguatins e Tocantinópolis orienta consumidor sobre compras para o Dia dos Pais

Redação

Equipe de Araguatins durante fiscalização

No próximo dia 12 de agosto comemora-se o Dia dos Pais, data que já faz parte do calendário do comércio nos quatro cantos do País mas  que cada vez mais requer cuidados na hora de comemorar. Com o intuito de orientar os consumidores que vão presentear os papais, o Procon/TO preparou material informativo (flayer, cartazes e posts para a internert) com o mote No dia dos pais, saiba seus direitos. O material teve a finalidade de orientar o cidadão na hora da escolha dos mimos sem maiores problemas.

Nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis além da operação de fiscalização, as equipes também distribuíram material informativo norteando os consumidores para que realizem uma compra consciente garantindo assim uma comemoração agradável e sem  futuros problemas.

As dicas foram desde observar se os preços estão na vitrine, troca de produto, direito de arrependimento, compra consciente e garantia legal. Para a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO), essas informações parecem ser repetitivas, mas são importantes para que o consumidor faça suas aquisições com segurança e responsabilidade. “O papel do Procon é orientar  por meio das informações que estão respaldadas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Assim pretendemos evitar algum tipo de transtorno na relação entre consumidor e fornecedor”, ponderou o gestor da pasta Walter Nunes Viana Júnior, esclarecendo que caso ainda aconteça algum contratempo, o Procon está apostos para auxiliar o consumidor em suas demandas.

Quanto aos preços na vitrine, o Procon orienta que o produto exposto deve informar preços à vista e a prazo. Caso tenha que trocar o presente, é importante ressaltar que a troca do produto sem defeito não é obrigatória, porém o consumidor deve está atento a política de troca de cada estabelecimento. O CDC assegura que nas compras fora do estabelecimento comercial (internet, telefone e catálogo) o consumidor terá o direito de rescindir a compra em até 7 dias após o recebimento do produto. Nesse caso os valores pagos são ressarcidos ao consumidor.

Sobre a garantia legal, o Proncon também lembra aos consumidores que todo o produto durável tem garantia legal de 90 dias, complementar a garantia já oferecida pelo fabricante. E para realizar uma compra consciente, o gerete de fiscalização do  Procon/TO, Magno Silva destaca que é fundamental que o consumidor realize a pesquisa de preços, descontos e forma de pagamento. “Embora o Procon, constantemente, faça pesquisas, o consumidor é a parte mais interessada em garantir que sua compra seja realizada observando todos os critérios legais do Código de Defesa do Consumidor, mas, principalmente, a opção que caiba no seu orçamento.

Atividades

Clientes de instituição financeira receberam material informativo da equipe do Procon em Tocantinópolis

Os 10 núcleos do Procon/TO durante esta semana esteve realizando atividades como palestras em escolas, visitas ao comércio, blitz educativa e fiscalização com o intuito de orientar a população sobre as compras, as variadas formas de pagamento, prazos e juros dentre outras, além de assegurar ao consumidor  preços e produtos dentro dos padrões do Código de Defesa do Consumidor.

Em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon por meio do Disque Procon 151 e também com os  núcleos nos  endereços disponíveis no link:https://procon.to.gov.br/institucional/nucleos-regionais/.  Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.

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