Aleto - CAMPANHA INSTITUCIONAL DEZEMBRO
BRK AMBIENTAL/Campanha: Site Tocantins 2021 -Dezembro/Janeiro
Facebook
29/09/2021 - 08h55m

É OURO

Equipe do IFTO de Araguatins conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia

Ascom/IFTO

4ª fase da competição ocorrerá no mês de outubro a nível nacional.

Com foco e muita dedicação os estudantes da equipe Atlas: Gabriel Francisco Cavalcante, Ana Lara Martins de Oliveira e Gabriela Ires Lobato, da unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foram medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB). Após conseguirem aprovação em três fases da competição, a nível estadual, realizadas nos meses de agosto de setembro, ficando em primeiro lugar no estado do Tocantins.  A medalha de ouro foi também a garantia de vaga para a etapa nacional da competição, que ocorrerá no mês de outubro e classificará os estudantes para a fase internacional da OGB com participação na International Geoghraphy Olympiad – iGeo.

A OGB é dividida em duas partes: a etapa competitiva on-line (três fases) e a etapa presencial. Neste ano, em decorrência da pandemia de covid-19, a fase presencial será substituída pela 4 fase on-line. As questões apresentadas nas provas, em todas as fases, avaliam a capacidade dos estudantes de interpretar os fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, a partir dos conteúdos estudados durante o ensino médio.  (fonte: OBG)

Para os componentes da equipe vitoriosa, essa conquista foi marcada pela superação, diante dos desafios do ensino remoto e todas as consequências da pandemia da covid- 19. “Fiquei muito feliz que conquistamos ouro e de quebra passamos para a fase nacional. Acho que em um período como esse, onde na maior parte do tempo duvidamos de nós mesmos, perceber que você conquistou algo é gratificante”, comemorou Ana Lara. A fala de Lara é reforçada pela afirmação de Gabriela Ires, “estamos em um momento sem aulas presenciais, para muitos é difícil ter uma disciplina e participar de determinados eventos voltados para educação. E mostrar como nossa equipe passou por três fases, durante o ensino remoto, e foi medalhista, pode servir de exemplo para várias outras que virão”, disse Gabriela.

Quando questionados sobre como foi a preparação da equipe, Gabriel Francisco é bem claro. “A nossa preparação é muito simples; conexão entre amigos. Nossa amizade foi essencial em todas essas três fases, pois sabíamos como nos comunicar uns com os outros. Acho necessário ressaltar a importância da nossa querida professora Cristina, por ter nos apresentado nos apresentado a Olimpíada, esses incentivos são muito importantes. Para mim, essa conquista significa muito, pois mostra que somos capazes de conquistar o mundo, não importa de onde viemos”, frisou o estudante.

Já Gabriela Ires destaca a organização da equipe, “foram três fases, mantivemos a atenção em relação às datas para que não houvesse nenhum equívoco, somos de cidades bem longe uma da outra, então se organizar para realizar as provas foi essencial. Revisei os conteúdos que tivemos no 1° e 2° ano do ensino médio, isso foi crucial, pois caíram várias questões sobre.”

A professora de geografia e coordenadora da OBG na unidade de Araguatins, Cristina Fonseca, ressalta que os estudantes do IFTO têm um elevado potencial que precisa ser explorado. “Considero que participar de olimpíadas científicas seja uma forma de estimular a autonomia deles incentivando-os a se tornarem protagonistas na construção do conhecimento. Por isso, desde 2019, venho incentivando nossos alunos a participarem da Olimpíada Brasileira de Geografia”, frisou a docente.

Cristina recorda que os componentes da equipe Atlas foram bronze na estadual em 2019, sendo motivados a estudar e buscar o ouro nas edições seguintes. “Externo minha alegria ao perceber que o caminho percorrido por eles, em busca do conhecimento, tem refletido excelentes resultados”, finalizou a professora.

Vale destacar, que na unidade Araguatins tem incentivado a participação de seus estudantes em Olimpíadas de conhecimento como forma de oportunizar experiências de aprendizagem.

Deixe seu comentário:

SENAC TO Campanha: SENAC SETEMBRO 2021ClésioClínica AndréAvecomA Fonte das LetrasGPS