Facebook
07/11/2018 - 14h10m

MEIO AMBIENTE

Equipe da Semarh avaliará qualidade das águas em Itaguatins, Araguatins e Riachinho

Redação

Meio Ambiente avalia qualidade das águas em três municípios do Bico do Papagaio (Foto: Fernando Alves)

Para concluir as estratégias estabelecidas em 2018 para o monitoramento da qualidade das águas nos rios do Tocantins, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizará na próxima semana no Bico do Papagaio, o monitoramento nos municípios de Itaguatins, Araguatins e Riachinho.

As ações que compõe a  4ª Campanha Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua). O cronograma estipula a coleta em campo de 40 pontos localizados em 15 bacias hidrográficas que cortam todas as regiões do Estado, sendo em 35 municípios do interior. A finalização das operações realizadas pela equipe da Semarh está prevista para a segunda semana de dezembro.

Assim como nas outras três Campanhas do Qualiágua realizadas ao longo do ano, as amostras são para analisar os seguintes parâmetros: temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade específica, PH e profundidade da coleta. A sonda multiparâmetro é o equipamento utilizado para analisar os dados instantaneamente.

Qualidade da água

O Programa Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) que tem como objetivo contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade, além de ver a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas ( PNQA)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS