Facebook
17/09/2019 - 16h53m

CUIDADOS A SAÚDE

Enquanto os índices são alarmantes no Brasil, Gurupi mantém-se fora da lista de cidades com alto índice de casos de Dengue

Secom Gurupi / Fotos: Marcos Veloso

O Brasil vive um grande desafio: diminuir os casos de dengue. Um trabalho que não tem sido vencido, pois os casos da doença têm aumentado. Segundo dados da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde houve um aumento de 599,5% no número de casos prováveis em 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O Tocantins também figura na lista, mas a boa notícia é que Gurupi tem conseguido ficar fora da lista das cidades com alto índice da doença, tornando assim a cidade com o menor número de casos proporcionalmente, apenas 122 casos positivos. E manter-se fora dessa lista é fruto de um trabalho contínuo de monitoramento das ações, mutirões, investimento na valorização do servidor, em equipamentos de trabalho e conscientização da população.

Em Gurupi, os Agentes de Combate a Endemias realizam visitas diárias, mutirões de limpeza e ações de conscientização com entrega de panfletos educativos para a população nos setores em que se observa uma acentuação nos casos de notificações realizadas pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde e Hospitais. Outro trabalho implantado e que tem dado resultados positivos é a varredura realizada pela equipe de bloqueio químico, onde são tratados e eliminamos os focos dos mosquitos nos nove quarteirões da residência da pessoa notificada suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya.

O trabalho de conscientização da população é essencial e para isso as equipes realizam blitzen educativas em locais estratégicos; palestras nas escolas municipais, estaduais, particulares em empresas do município. Também é realizado o recolhimento dos pneus em toda cidade com galpão específico para evitar que os mesmos fiquem expostos e assim acumular água e virar um criadouro para o mosquito. A vigilância ainda realiza de quatro em quatro meses Levantamento de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti  no município (LirA).

Quem recebe as visitas dos agentes de endemias elogia o trabalho como é o caso da dona de casa Joana Santos, que comenta que os agentes visitam a sua residência, repassam orientações e ela sempre busca manter o quintal limpo, sem vasilhames ou outros itens que possam acumular água. No auge dos seus 84 anos, ela fala que esse problema de Dengue é de todos e que todas as famílias devem se empenhar para cuidar dos seus quintais não haver criatórios para o mosquito aedes.

Para o prefeito Laurez Moreira, Gurupi é exemplo para o Brasil e esses números revelam que o trabalho tem sido efetivo e que a população gurupiense tem entendido a importância do seu papel nesse processo. Segundo o prefeito, a gestão priorizou o combate a endemias com ações efetivas que repercutem positivamente. "É motivo de muita alegria vermos que Gurupi evolui em todas as áreas e olharmos o ranking estadual e vermos que Gurupi está fora da lista de municípios com alto índice  de casos de Dengue é gratificante, mas estamos conscientes de que as ações precisam continuar, assim como a parceria com nossa população", enfatizou.

Para o secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, Gurupi ser o município com o menor índice proporcional de casos de dengue no estado deve-se ao trabalho coeso da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em que possui equipes empenhadas que estão diariamente nas residências realizando as orientações, varreduras e eliminação de possíveis criatórios do mosquito. O secretário destaca que o sucesso é fruto dos investimentos que a gestão tem realizado como compra de equipamentos e valorização do servidor. Pontua também que a conscientização da população é essencial. “O gurupiense entendeu seu papel nesse processo e que ver Gurupi livre da Dengue e isso é importantíssimo”, ressalta o secretário

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS