Facebook
21/09/2018 - 20h20m

ENERGISA

Energisa trabalha inclusão de pessoas com deficiência

Comunicacao Energisa - ETO

Josivan e Elaine contam suas histórias

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência Física – 21 de setembro – este ano tem um gosto especial para Josivan Glória Medeiros, 29 anos, colaborador da Energisa. Há quase dois anos na empresa, na qual entrou como assistente administrativo, Josivan acaba de ser promovido ao cargo de técnico de Distribuição de Redes. “É só o começo, quero contribuir cada vez mais com o meu time e claro, crescer como profissional”, finaliza.

Josivan é um dos 49 colaboradores da Energisa com deficiência física (PCDs). Nascido em Lizarda, Nordeste do Tocantins, ele passou a infância ouvindo que “não podia fazer isso, não podia aquilo”, enfrentando o preconceito de quem o julgava por causa da sua deficiência em um dos braços. “Tudo que ia fazer sentia o olhar das pessoas julgando minha capacidade”, conta, lembrando que encontrava força na sua família que não limitava seus sonhos.

Josivan

Na adolescência, senti vergonha da minha condição, tentava esconder a deficiência, mas o apoio de amigos me fez aceitar a minha situação. Foi com 19 anos que minha cabeça mudou sobre a deficiência. Fui morar em São Paulo com minha irmã mais velha, ficamos sete anos lá. Trabalhei em uma rede de farmácias onde comecei como auxiliar administrativo e cheguei a gerência de uma unidade. Tenho orgulho da minha trajetória.”

Bem sucedido em São Paulo e mais confiante, Josivan decidiu voltar para o seu Estado. “Com as promoções de cargo na farmácia, percebi que eu podia ser um bom profissional e crescer dentro de uma empresa. Então decidi voltar para ficar próximo do meu pai, que é idoso.”

A superação também é uma marca na vida de Elaine Maria de Miranda. Com escoliose idiopática na coluna, ela lembra que não foi fácil aceitar sua limitação. “Sofri discriminação e bullying na escola. Mas aos 17 anos, quando consegui meu primeiro trabalho, percebi que eu não era diferente de ninguém e que podia lutar pelo meus sonhos”, relata.

Elaine

Em 2010, Elaine fez vestibular para o curso de Direito, ingressou na faculdade e, dois anos depois surgiu a oportunidade de cursar também segurança do trabalho. “Foi um teste de fogo, pois trabalhava e fazia dois cursos ao mesmo tempo, a graduação e o técnico. Superar este desafio me deu confiança.” Depois da formação, já em Palmas, começou a trabalhar na Energisa. “Me sinto especial por tudo que vivi, pois sinto que minha história inspira outras pessoas. Aprendi que posso ser o que eu quiser se lutar por isso e que não existe limitação quando se tem sonhos”.

Essas duas histórias representam outras 47 que revelam lições de superação, coragem, profissionalismo, dedicação, valorização, oportunidades e respeito. “Buscamos ir além do cumprimento de cotas, mas olhar para essas pessoas como profissionais capazes de crescer e contribuir com os resultados desta empresa. A inclusão desses profissionais enriquece o ambiente de trabalho, que valoriza cada vez mais a diversidade, o respeito às limitações, mas também proporcionando desenvolvimento e oportunidades para novos desafios a esses profissionais, um aprendizado mútuo”, destaca Silvana Carvalho Borges de Abreu, gerente de Gestão de Pessoas da Energisa, acrescentando que é gratificante ver esses profissionais fazendo a diferença e sendo reconhecidos pelo seu próprio mérito.

Oportunidades

Atualmente a Energisa possui duas vagas administrativas abertas para pessoas com deficiência. Para ter acesso às oportunidades, o candidato deverá retirar na empresa, um modelo de laudo padrão e levá-lo até o seu médico especialista para preenchimento e depois trazer junto com seu currículo atualizado até o RH da empresa, que logo na sequência, seguirá para análise do médico do trabalho da Energisa e sendo aprovado seu laudo, o candidato será chamado para participar da seleção. Após o resultado, sendo aprovado será contratado pela empresa.

Deixe seu comentário:

6 Comentário(s)

  • Dóris | 06/02/2020 | 17:27 Escoliose Idiopática não é deficiência!
  • Marcia | 23/10/2019 | 21:57 Josivan você tem o contato da moça que aparece na matéria? Tenho escoliose tóraco-lombar e gostaria de saber qual o grau de Coobb dela para ver se a minha também entra como deficiência.
  • Elyssandro de cassio ferreira alves | 22/09/2018 | 10:49 As vagas ate existe mais tem um preconceito desfarçado principalmente ao nivel salarial.
  • Josivan Glória Medeiros | 22/09/2018 | 10:09 Bom dia! Sou PCD, não estou aqui pra defender nem A e nem B, porém venho dizer que já trabalhei com muitos PCD e o que vejo em muitos e que ao consegui uma vaga de emprego os mesmos acham que foram aprovado em um concurso público e acabaram de ser contrado, usam a deficiência para fazer corpo mole no trabalho. Sou PCD e sei que como muitos outros PCD podemos entregar até mais que uma pessoa que não tem nem uma limitação, Precisamos mostrar que somos capazes, fazendo a diferença no trabalho e buscando qualificação na área que trabalhamos.
  • Josivan Glória Medeiros | 22/09/2018 | 10:08 Bom dia! Sou PCD, não estou aqui pra defender nem A e nem B, porém venho dizer que já trabalhei com muitos PCD e o que vejo em muitos e que ao consegui uma vaga de emprego os mesmos acham que foram aprovado em um concurso público e acabaram de ser contrado, usam a deficiência para fazer corpo mole no trabalho. Sou PCD e sei que como muitos outros PCD podemos entregar até mais que uma pessoa que não tem nem uma limitação, Precisamos mostrar que somos capazes, fazendo a diferença no trabalho e buscando qualificação na área que trabalhamos.
  • Claudio Alencar | 21/09/2018 | 22:33 Eu sou PCD e garanto se quiser me entrevistar estou a disposição para comprovar o que vou falar. A Empresa Energisa está con essa duas vagas a bastante tempo.... Tanto que MPU ja ate notificou. O que elas fazem: anociam as vagas, algumas fazem até entrevista e o mesma diz que os candidato não tem a qualificação nesseria... Eu mostro quem para quem quiser ver.... Só este ano demitiram 5 funcionario PCDs sem nenhuna causa plausivio, Tenho os contatos de todos que foram negado a rmpregsbilidade e os que foram demitidos. Quero aqui fazer uma denúncia do descado feito pelas empresas Energisa, BRK, Coca Cola e mais... Para MTE, SINE e EMPRENSA investiguem eles estão descumprindo a lei.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS