Facebook
12/03/2019 - 16h15m

APOIO

Energisa patrocina exposição sobre a criação do Tocantins

Comunicação Energisa - ETO

Percorrendo o Tocantins com iniciativas de cinema e cultura, a Energisa tem promovido o acesso a trabalhos nacionais. Agora, chegou a vez de falar do mais jovem estado brasileiro, o Tocantins. Para isso, a empresa patrocina a exposição fotográfica Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins, que acontecerá de 15/3 a 19/6, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público das 8 às 18 horas.

Quem visitar a exposição vai poder conferir a história de luta para criação do Tocantins, desde o período Colonial e o Ciclo do Ouro, (séculos XVII e XVIII), até o memorável dia 5 de outubro de 1988, data em que nascia oficialmente o sonhado Tocantins com a promulgação da Constituição Federal. Tudo isso, em uma linha do tempo apresentada em painéis ilustrativos, objetos e documentos que retratam a história de luta pelo novo Estado.

Esse apoio reforça o compromisso da Energisa com a história e cultura do Tocantins. A exposição é um encontro com a nossa história, pois faz um resgate sobre criação do Estado e reconhece a importância de Siqueira Campos nesta luta histórica”, pontua Alankardek Moreira, diretor de Relações Institucionais da Energisa.

A exposição está sendo organizada por um grupo independente sob a coordenação de José Wagner Praxedes. “A realização dessa exposição só será possível com o apoio dos patrocinadores e colaboradores individuais. É fundamental essa iniciativa da Energisa para que esse trabalho, rico em informações históricas, seja levado ao público. A empresa está viabilizando não somente um projeto, mas um marco na cultura e conhecimento do povo tocantinense.”

Além do apoio a projetos culturais, a Energisa realiza o programa Ligados, que une entretenimento, cultura, informação e serviços. Em 2019, a iniciativa já percorreu sete cidades com a apresentação dos filmes O Palhaço, com a direção e atuação de Selton Mello, e Narradores de Javé, com direção de Eliane Café, duas produções da Bananeira Filmes. Bem como, a apresentação teatral com o grupo ArtPalco e espetáculo com os palhaços Batatinha e Cocada.

Patrocínios

Em 2018, a Energisa investiu mais de R$ 580 mil em projetos sociais e culturais. Por meio da Lei do Audiovisual, a Energisa também está patrocinando o filme Barulho da Noite, produzido e gravado no Tocantins, com a participação do ator Marcos Palmeira. Os projetos beneficiados com o investimento buscam impulsionar o desenvolvimento econômico, regional e social das comunidades, contribuindo para o estímulo e acessibilidade ao lazer, ao esporte e à cultura.

Também foram feitas doações por meio dos Fundos da Infância e Adolescência, e do Idoso, e pelos Programas de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas). Dentre os projetos sociais beneficiados estão: o Hospital do Amor, em construção em Palmas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e a Associação dos Amigos do Basquete de Gurupi (AGAB).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS