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17/09/2021 - 17h17m

TOCANTINS

Energisa: Autoleitura permite que clientes da zona rural evitem o faturamento pela média

Comunicação Energisa - ETO

No Tocantins, cerca de 90 mil unidades consumidoras são localizadas na zona rural (Foto: Divulgação/Energisa)

No Tocantins, cerca de 90 mil unidades consumidoras são localizadas na zona rural. Para estes consumidores, a leitura do medidor de energia elétrica é feita a cada três meses pelos profissionais da Energisa. Com isso, a conta é faturada pela média dos 12 últimos meses, quando não há visita da Energisa, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que rege o setor. Apesar disso, e para que o cliente acompanhe o consumo próprio, sem faturamento pela média, a Energisa possibilita a autoleitura de forma fácil e prática, feita pelo próprio cliente.

Para realizar a autoleitura é muito simples: o cliente deve anotar os números que aparece no visor do medidor de energia e informar essa medição à Energisa. Para algumas unidades consumidoras o medidor possui mais de um canal e o cliente deve informar ambas as leituras, a exemplo dos clientes que possuem Geração Distribuída, Irrigação, entre outros. Após a coleta das informações o cliente pode informar os números à empresa pelo aplicativo Energisa ON, pelo WhatsApp da Gisa (63) 9222-6664, pelo site da Energisa (energisa.com.br) e ainda pelo 0800 721 3330.

No Tocantins, a Energisa faz a medição de forma obrigatória a cada três meses dos mais de 90 mil clientes que estão na zona rural do estado. Essa prática é prevista pela Aneel e comum em todas as regiões do pais, por conta da distância de algumas unidades consumidoras e das características geográficas de cada região, que muitas vezes dificultam o acesso das equipes de campo.

A coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz explica que o consumidor precisa realizar esse procedimento dentro das datas especificadas no Calendário Rural, fornecido pela Energisa anualmente. “É importante que a autoleitura seja feita e que as informações sejam repassadas através dos canais de atendimento. Dessa forma, o cliente rural garante o controle do seu consumo”, comenta a coordenadora.

Todos os anos, a Energisa distribui o calendário rural que contém todas as informações necessárias, incluindo as datas em que essas coletam sejam feitas e informadas à empresa. Isso pode ser feito pelo aplicativo Energisa ON, pelo WhatsApp da Gisa (63) 9222 6664, pelo site energisa.com.br e ainda pelo 0800 721 3330. Os dados de consumo devem ser informados com até três dias antes, considerando a data da próxima leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural.

Dicas de Segurança 

  • No período da leitura em campo, mantenha os cães presos e longe do padrão de energia elétrica para evitar ataques aos leituristas. Sinalize porteiras e colchetes para evitar acidentes com os leituristas e demais pessoas que transitam pelo local.
  • É importante ressaltar, ainda, que não é necessário manusear o medidor de energia para realizar a autoleitura. Basta anotar os dados disponíveis no visor. Abrir ou forçar o medidor de energia elétrica pode causar acidentes.

Calendário Rural (Foto: Divulgação/Energisa)

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