Facebook
21/09/2021 - 13h36m

DIA DA ÁRVORE

Energisa aposta em iniciativas sustentáveis para a preservação do meio ambiente

Comunicação Energisa - ETO

Empresa desenvolve ações simples com o objetivo de atuar de maneira consciente, aliando o respeito ao meio ambiente e à sociedade

No Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, todos os olhares se voltam para grandes ações ambientais. Mas, as pequenas mudanças do dia a dia também são capazes de resultar notáveis iniciativas sustentáveis. Apagar a luz ao sair de um ambiente e separar o lixo por categorias são exemplos vistos em muitas empresas. Na Energisa, além desses cuidados, os colaboradores inovaram com iniciativas simples, como a reciclagem de papéis e o reaproveitamento da água que sai dos aparelhos de ar-condicionado.

De Norte a Sul do Tocantins, a Energisa fomenta iniciativas dos próprios colaboradores para o cuidado com o meio ambiente: Palmas, Gurupi, Dianópolis, Monte do Carmo e em Luzimangues já é possível ver ações como reciclagem, reaproveitamento de água e até a exclusão do uso de papel. Outras unidades, como Palmeirópolis, Tocantinópolis, Colmeia e Araguatins já se preparam também para implantar projetos sustentáveis.

Para comemorar o Dia da Árvore, os colaboradores receberam, na manhã desta terça-feira, dia 21, sementes de Resedá Rosa, uma árvore de pequeno porte muito utilizada para arborização urbana.

Papel

Foto: Divulgação/Energisa

Na capital, o Departamento de Informática propôs o uso de uma ferramenta para substituir a impressão de alguns documentos. “Tudo que anteriormente era feito em papel, como o preenchimento de termos, de formulários, as listas de presença e os protocolos, foi ou está sendo desenvolvido de forma digital, visando a sustentabilidade e a praticidade por meio da inovação e utilizando a tecnologia, a digitalização, a descentralização e a diversificação dos processos”, explica a assistente técnica Ana Carolina da Costa Marinho.

Com essa mudança, o setor de Tecnologia da Informação conseguiu uma economia de, aproximadamente, R$ 20 mil. Enquanto isso, em Gurupi, a ideia foi reciclar os papéis que ainda precisam ser utilizados.

A colaboradora Amanda Pereira de Carvalho, percebeu que os papéis gerados por seu departamento poderiam ter uma destinação melhor. “Fui investigar o que poderia ser feito e sugeri à minha supervisão que esses papéis fossem reciclados. Como alguns possuem informações de clientes, e o simples reaproveitamento poderia ferir a lei de proteção de dados, resolvemos fazer uma parceria com uma cooperativa de reciclagem local para o picotamento dos papeis”, explica a colaboradora.

Somente em agosto deste ano, quando o projeto de reciclagem começou, foram triturados 400 kg de papel. “Agora, a cooperativa virá a cada três meses para recolher o material e, acompanhados por um representante da Energisa, repetirá o mesmo processo”, informa Amanda. Depois desse contato, a colaboradora percebeu que outros materiais também poderiam ser aproveitados pela cooperativa. “O projeto foi ganhando novas proporções e, agora, destinamos também as embalagens de produtos de limpeza, papelão e outros materiais para a reciclagem”, conclui.

Água

Já na região sudeste do Tocantins, os colaboradores de Dianópolis instalaram na agência de atendimento da Energisa um projeto de ecoeficiência, que aproveita a água dos aparelhos de ar condicionado, reduzindo, assim, o consumo.  “Por dia, o sistema coleta aproximadamente 5 litros de água por aparelho de ar-condicionado, que é destinada para limpeza das áreas comuns das unidades administrativas”, afirma o analista de Meio Ambiente da Energisa Tocantins, Glauco Messias. 

O sistema é simples, composto apenas por um cano PVC, onde a água coletada fica armazenada, uma torneira e alguns parafusos. “O projeto já foi implantado também nas unidades de Luzimangues e de Monte do Carmo e estamos estudando a possibilidade de expandi-lo para todas as unidades do Tocantins. As próximas a serem contempladas são: Gurupi, Palmeirópolis, Tocantinópolis, Colmeia e Araguatins, que estão em fase de orçamento para a execução dos serviços”, complementa o engenheiro.

Coleta de materiais

Outras duas iniciativas de sustentabilidade dos colaboradores de Palmas chamam a atenção. A primeira é a coleta seletiva dos materiais reaproveitáveis feita em parceria com a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (COOPERAN), periodicamente. A segunda iniciativa de preservação do meio ambiente destacada em Palmas é a coleta de tampinhas plásticas. No final de 2019, a Energisa aderiu à campanha “Tampinhas de Amor” em prol da construção do Hospital de Amor. O objetivo da campanha é arrecadar tampinhas de plástico que são vendidas para cooperativas de reciclagem, destinando o dinheiro arrecadado para o Hospital.

A campanha pretende arrecadar verba suficiente para investir também em cadeiras de rodas para pacientes em tratamento no Hospital de Amor, que tiveram sua mobilidade reduzida. São coletadas as tampinhas de plástico duro como de garrafas de água, refrigerantes, leite, potes de maionese, achocolatado, creme dental, shampoo, condicionador, água sanitária e amaciante, bem como tampinhas metálicas. Cerca de mil tampinhas valem uma cadeira de rodas.

Essa campanha é muito importante para o meio ambiente e tem contado com a colaboração maciça dos colaboradores. Em agosto deste ano, conseguimos doar cerca de 15kg de tampinhas plásticas e metálicas ao Hospital de Amor, que serão encaminhadas para a reciclagem, garantindo que esses produtos não sejam descartados incorretamente no meio ambiente”, informa Messias.

Investimento em Sustentabilidade

Ciente de sua responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a Energisa promove investimentos constantes na implementação de uma política consistente de responsabilidade socioambiental. Para tanto, desenvolve e apoia projetos voltados para a promoção social, o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania, o meio ambiente e a ampliação das possibilidades de acesso da comunidade às mais variadas manifestações artísticas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS