Facebook
20/11/2021 - 18h17m

UNITINS

Empreendedorismo é tema de oficina para acadêmicos e profissionais de Augustinópolis

Redação

Atividade foi desenvolvida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins em parceria com o Sebrae/TO.

Oficina de Empreendedorismo no Câmpus da Unitins em Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho)

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu na quinta-feira, 18, no Câmpus Augustinópolis, uma Oficina de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae Tocantins. A programação foi direcionada para a comunidade acadêmica da unidade, mas também abrangeu profissionais que já estão empreendendo no mercado local.

A Daniele Costa Milhomem, de 39 anos, abriu uma loja de venda de peças de motocicletas na cidade há pouco mais de um ano. A empresária já tem unidades em outras duas cidades e decidiu participar da oficina para atualizar os seus conhecimentos.

Soube por meio das redes sociais e tive esse interesse em participar, o que foi de grande valia para o meu conhecimento. As dinâmicas me ajudaram a pensar que, de fato, comunicação e persuasão interferem na realidade do dia-a-dia do empreendedor. Além disso, a palestrante também pontuou o papel e as características do empreendedor e isso nos motiva a buscar mais conhecimento e melhorar o nosso negócio”, ressaltou Daniele. 

Ministrante Djeisy Helena (consultora de negócios) durante oficina do NIT (Foto: Ananda Portilho)

A Oficina de Empreendedorismo foi focada, principalmente, nos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Direito e Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis. Por meio de uma palestra e de diversas atividades práticas, a consultora de negócios Djeisy Helena, do Sebrae/TO, conduziu os discentes para praticarem os conceitos básicos do empreendedorismo e eles ainda saíram com um Plano de Ação para Empreender iniciado.

Falar sobre empreendedorismo, principalmente nesse mundo em que estamos vivendo uma série de desafios e turbulências, nos ajuda a enxergar oportunidades em locais em que a gente nem imaginava. Essa preparação no empreender é mostrar para as pessoas que existe a possibilidade de estar no mercado de trabalho de um modo organizado e planejado. A oficina colaborou para que eles percebessem que, apesar de ser difícil, é possível planejar e organizar as ideias de acordo com as oportunidades que vão surgindo”, pontuou Djeisy.

Para a acadêmica Wânia Montela Silva, do 10º período de Enfermagem, a oficina também foi uma oportunidade para pensar na própria profissão sob uma perspectiva diferente. “Foi uma experiência maravilhosa e inovadora. No início da graduação a gente tem o pensamento de que a Enfermagem é limitada, ou você vai para o hospital ou para uma unidade básica. Quando a gente tem conhecimento sobre o empreendedorismo, percebemos que mesmo dentro da Enfermagem a gente pode atuar em vários setores, inclusive se aprofundar mais naquela área que a gente gosta”, declarou.

Todos os participantes receberão certificados de participação. Além da oficina desenvolvida no Câmpus Augustinópolis, o NIT também promove palestras e oficinas sobre empreendedorismo nas outras unidades da Unitins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS