Facebook
08/12/2021 - 17h56m

80%

Emenda de Jair Farias à LDO garante que municípios com até 50 mil habitantes façam convênios com Estado

Marcia Alves

Emenda beneficia 80% dos municípios tocantinenses.

Emenda de Jair Farias à LDO garante que municípios com até 50 mil habitantes façam convênios com Estado mesmo sem certidões fiscais

Emenda substitutiva proposta pelo deputado estadual Jair Farias (MDB), teve parecer favorável da Comissão de Finanças e foi aprovada no início da noite desta terça-feira, dia 7, no plenário da Assembleia Legislativa, durante aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. A emenda beneficia municípios com até 50 mil habitantes que com a nova legislação ficam isentos de apresentar certidões fiscais junto ao CAUC (sistema de informações sobre requisitos fiscais), para poder assinar qualquer tipo de convênio de transferências voluntárias com o Governo do Estado.

O parlamentar comemorou a aprovação da emenda. Segundo ele, a retirada da obrigatoriedade dos municípios de comprovar, através de certidões do INSS, Tribunal de Contas e Receita Federal, é uma conquista para os municípios tocantinenses. “Em Brasília, esta pauta já está superada”, frisou.

Segundo Jair Farias, no Tocantins a inexistência da legislação, isentando os municípios de apresentar certidões fiscais, impediria que aproximadamente 80% dos municípios do Estado tivessem acesso ao programa Tocando em Frente do governo estadual. “Foi uma vitória do municipalismo, quem ganha são os municípios e a população que poderá ter acesso a esses recursos que sem essa compreensão da Comissão de Finanças e do plenário não seria possível ter acesso. São recursos tão importantes a fim de promover várias ações que vão beneficiar os mais diversos municípios do Tocantins”, declarou Jair Farias.

Com a nova legislação que substituiu o parágrafo 4º do artigo 35 da LDO, os municípios ficam aptos a fazer qualquer convênio com o governo do Estado de transferências voluntárias, inclusive na hipótese de inscrição de restos a pagar e despesas de exercício anterior, que tenham por objeto ações e serviços públicos de saúde, obras e serviços de engenharia.

PEC

Jair Farias já havia apresentado proposta parecida no último dia 24 de novembro, quando propôs uma Emenda à Constituição para que a transferência de recursos estaduais aos municípios, ocorresse mediante emenda à Lei Orçamentária Anual, “as chamadas transferências especiais. A PEC acrescentaria o artigo 81-A à Constituição Estadual para autorizar a transferência dos recursos.Nesse caso, as emendas individuais impositivas apresentadas à LOA poderiam alocar recursos ao Estado e municípios por meio de “transferência especial”.

Segundo o deputado Jair Farias, essa modalidade já foi adotada pelo Congresso Nacional. “Vai desburocratizar as ações de governo e permitir acesso mais rápido aos recursos por parte dos municípios, para executar as obras de interesse da comunidade”, defende.  A PEC recebeu a assinatura dos 24 deputados da Casa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS