Facebook
13/03/2013 - 09h48m

Em Tocantinópolis, Mãe Denuncia o Próprio Filho por Tráfico de Drogas

Redação

      A senhora Maria de Jesus Barbosa Farias de 49 anos, moradora da travessa Diamante em Tocantinópolis, cansada de lutar com o vício das drogas que o seu filho convive, e sem ter mais a quem recorrer, procurou a delegacia Regional de Polícia e denunciou o menor que tem apenas 16 anos de idade e estava comercializando o entorpecente na sua própria residência.

      Dona Maria de Jesus encontrou seis trouxas de maconha escondidas em casa e levou junto para mostrar ao delegado Regional Tiago Daniel de Moraes, que ao receber a denuncia, imediatamente foi averiguar a denuncia e ao chegar no endereço indicado pela mãe, encontrou quatro menores sentados na porta da casa usando drogas tranquilamente.

      Na abordagem foram detidos os infratores C.A.S. de 16 anos, que já possui passagem pela delegacia de polícia de Porto Franco-MA., morador do Bairro Alto da Boa Vista I. R.F.S. de 17 anos, residente no Bairro Alto da Boa Vista II, L.F.L. de 16 anos, morador da Rua Padre Giuliano Moretti que já possui várias passagens pela delegacia e havia sido detido na manhã do mesmo dia por estar usando drogas com outros menores em sua própria casa, e M.B.S. de 17 anos morador da Travessa Diamante no setor Vila Invasão. Com os infratores os agentes encontraram duas bicicletas, uma placa de moto com as siglas MVR-1966 com a cidade de origem raspada, um macaco hidráulico, e algumas peças de outras bicicletas, além de mais maconha, duas facas de cozinha e um mini-aparelho de som.

      Em conversa com nossa equipe na delegacia, o menor C.A.S. contou que não tem medo de ir para uma das sete instituições de correção socioeducativas do Tocantins, pois disse que ficou sabendo que lá tem 7 refeições por dia.

      Outro das iniciais L.F.L. que já tem várias passagens mostrou ser um bom conhecedor de seus direitos como menor, pois disse que assistiu na TV que eles só podem ficar na instituição de correção por no máximo 45 dias. Este parece estar meio doente, com uma tosse seca, provavelmente pelo excesso de cigarro que fuma, e segundo ele mesmo confidenciou, quando não está fumando maconha, fuma cigarro manso.

      Todos os menores estavam sendo assistidos por três Conselheiros Tutelares que estão passando baixo ultimamente com o excesso de ocorrências envolvendo menores na delegacia de policia de Tocantinópolis. Esses conselheiros estão praticamente pagando para trabalhar, pois não possuem automóvel para exercer o trabalho, e usam a motocicleta de um deles dividindo os gastos com gasolina entre eles mesmos, e pasmem, mesmo sendo uma profissão de risco, pois muitos menores não gostam deles, ganham apenas um salário mínimo por mês.

      Após serem todos ouvidos devidamente acompanhados pelos pais e/ou parentes, todos os menores foram liberados, onde três deles deverão responder por posse de entorpecentes, já o filho da mãe denunciante, confessou que além de usar estava também vendendo, aproveitando-se da prisão do traficante conhecido como Caxiado. M.B.S. irá responder por tráfico, mas, como ainda é menor de 18 anos, também foi liberado.

     Na delegacia, a corajosa mãe que denunciou o filho mesmo estando bastante emocionada, nos deu uma rápida entrevista para explicar os seus motivos.

Diário do Bico: Dona Maria, a senhora cansou e resolveu procurar a justiça?

Maria de Jesus: Minha intenção é só livrar meu filho e todos os colegas dele, porque realmente eles não estão vivendo, estão vegetando. Eu acredito que se algum deles ou todos saírem, mais tarde eles vão me agradecer.

Diário do Bico: Quanto tempo a senhora está nesse sofrimento com seu filho usando drogas?

Maria de Jesus: Tem mais ou menos uns quatro meses, com a minha casa servindo de academia.

Diário do Bico: Seu filho já tentou lhe agredir alguma vez?

Maria de Jesus: Não, ele não é agressivo, mais também ele só faz falar, “mãe fique de boa isso é coisa de adolescente”. Ele dá a chave da minha casa para os colegas dele virem da escola transar em cima da minha cama, eu chego reclamando, “não tem condição meu filho uma coisa dessas”. E ele fala “não mãe fique de boa isso é coisa de adolescente”.

Diário do Bico: Isso vem acontecendo com muita freqüência?

Maria de Jesus: Todos os dias! Todos os dias ele vai pra escola pela manhã e a tarde e a noite é fumando drogas. Quando não vai roubar pela rua, porque essas coisas só podem ser roubadas, e já chega doido, traz colegas pra dormir em casa, é neste tipo, não tem condição, não tenho condição de ficar na minha casa com vinte ou trinta pessoas, lá é uma numeração horrível de colegas dele. Macho é fêmea é tudo, é absurdo.

Diário do Bico: Se a senhora pudesse ter uma ajuda do poder público, a senhora queria que fizesse o quê por ele?

Maria de Jesus: Internar, pretendo uma internação, imploro mesmo, peço pelo amor de Deus porque não têm condição, ele não me obedece, ele é frio, frio, pense num moleque frio, ele é frio, se ele não tiver uma internação, eu não vou ter sossego em nenhum dia.

Diário do Bico: Inteligente na escola, ele já estava no segundo ano?

Maria de Jesus: Já era pra terminar esse ano, é porque ele passou um ano sem estudar, mais ele é muito inteligente, muito inteligente, só que usa pro erro.

Diário do Bico: Se surgir uma oportunidade dele se internar a senhora apóia?

Maria de Jesus: Com certeza, assino embaixo e agradeço muito a Deus.

      No final da entrevista demos a Dona Maria a oportunidade de mandar algum recado para as outras mães que estão na mesma situação dela e ela disse: “Que Deus abençoe ele e seus colegas, e eu também e todas as mães, que tenham coragem de denunciar, de fazer o mesmo que eu fiz, porque não é este tipo de coisa que traz a morte de nossos filhos”

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS