ENERGISA campanha : WEB BANNER -PRESENÇA DIGITAL - PREMIO IASC
Facebook
19/10/2018 - 22h00m

PALMAS

Em roda de conversa com idosos do Cras Santa Bárbara, Psicóloga Brena Alves fala das dificuldades e segredos para envelhecer bem

Redação/Fotos: Regiane Rocha

Psicóloga Brena Alves falou sobre o envelhecimento humano aos idosos do Cras Santa Barbára

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Santa Bárbara realizou uma roda de conversa sobre processo de envelhecimento humano para a melhor idade, na tarde desta quinta-feira, 18, com cerca de 30 idosos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade, abordando as dificuldades enfrentadas nesta etapa da vida e os segredos para envelhecer bem com a psicóloga Brena Alves Gomes.

Entre as principais dificuldades, Brena Alves Gomes ressaltou que estão o preconceito, perda da memória, a solidão, doenças, evoluindo para um quadro grande de depressão. Por outro lado, a psicóloga também destacou que o convívio social, a atividade física e alimentação saudável são agentes determinantes para melhorar a qualidade de vida, e principalmente, fazer aquilo que gosta.

A psicóloga também destacou que o convívio social, a atividade física e alimentação saudável são agentes determinantes para melhorar a qualidade de vida

 

Nós sabemos que existem vários problemas nesta fase, o abandono familiar, entre muitas outras coisas, por isso orientamos a não se entregar, se socializar, buscar fazer sempre coisas que os deixam felizes”, disse Brena Gomes.

Além da roda de conversa, os idosos assistiram um vídeo que indicava os melhores caminhos a serem percorridos para se envelhecer bem e com qualidade, o que já vem sendo feito pelo idoso Severino José Dantas, 73 anos, que declarou que o processo de envelhecimento é muito difícil, mas que o principal segredo está na alimentação.

Se você educar a sua boca e fazer atividade física estará no caminho certo para ter um envelhecimento saudável”, disse Dantas que comemorou a interação promovida pelo Cras que leva as informações necessárias para que todos tenham uma vida melhor e finalizou ressaltando que a dança é uma das melhores ferramentas para alcançar esse objetivo.

A coordenadora do Cras Santa Bárbara, Marisa Reis, destacou que uma pessoa pode treinar e fazer força muscular em qualquer idade. Mesmo sendo idoso, ainda tem que se buscar essa condição física, esse treinamento de força muscular, manter-se ativo, fazer o que gosta. “É possível se chegar com saúde a esta fase da vida, mas para isso, o ser humano precisa armazenar boas coisas”, disse.

A roda de conversa foi finalizada com um animado forró

Ao final, os idosos participaram de uma confraternização com muito forró e arrasta pé pelo salão.

Deixe seu comentário:

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá