Facebook
17/09/2021 - 15h05m

RIO TOCANTINS

Em parceria com Energisa, projeto Amigos do Rio realiza 15ª edição neste domingo

Comunicação Energisa - ETO

Voluntários irão às margens do Rio Tocantins para recolher resíduos e conscientizar população sobre os cuidados com o meio ambiente.

Foto: Divulgação

Todo ano, os moradores de Peixe (TO) e de regiões vizinhas se reúnem para tirar lixo do Rio Tocantins. O Projeto Amigos do Rio, que já está na 15ª edição, acontece neste domingo, dia 19, a partir das 5h30. Cerca de 150 voluntários se disponibilizaram para recolher resíduos das margens do rio e de ilhas.

O projeto é da prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, e conta com a parceria da Energisa. “Teremos colaboradores atuando na limpeza, lado a lado com os demais voluntários. A principal ideia é conscientizar os moradores e turistas que frequentam os atrativos de Peixe sobre a importância de manter o rio limpo”, explica o analista ambiental da Energisa Tocantins, Miguel Pinter.

Em razão da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento adaptou o projeto original:  serão permitidas apenas pessoas da mesma família em cada barco, que estarão em capacidade reduzida, além do uso obrigatório de máscara e álcool 70% para higienizar as mãos.

Os barcos estarão divididos em duas equipes que saem do porto da Beira Rio: um grupo vai em direção à Ponte José Sarney, no KM 28 da BR 242, no sentido Peixe/São Valério; e outro vai em direção à Ilha da Tartaruga até a barra do Rio Santa Tereza.

Atrativos

O município de Peixe é conhecido pelas belezas naturais, que resultam em atrativos turísticos recheados de aventura. O Arquipélago do Tropeço, por exemplo, é um reduto da pesca esportiva e o 3º maior arquipélago fluvial do mundo.  Outro ponto interessante é a Praia da Tartaruga, que conta com uma faixa de 225 mil m2 de areias brancas, além das águas transparentes e perfeitas para banhos e práticas de esportes aquáticos. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS