BANCO DA AMAZÔNIA campanha mercadológica
Facebook
05/10/2019 - 11h04m

TEATRO

Educadora da Escola Denise Gomid Amui, de Araguatins aposta em multilinguagem para ensinar literatura

Redação

Toda a comunidade escolar da Escola Estadual Denise Gomid Amui, de Araguatins, reunida para assistir às apresentações dos estudantes sobre o quinhentismo

 

Mais do que escrever histórias, a literatura tem ganhado uma função diferente nas unidades de ensino da rede estadual do Tocantins: transformar vidas e despertar o interesse pelos livros. Os estudantes são estimulados a produzirem peças de teatro para serem encenadas nas escolas, curtas-metragens e leituras compartilhadas. Multilinguagens que estão transformando o processo de ensino e aprendizagem. Entre essas estratégias adotadas pelos educadores da rede estadual de ensino, o teatro foi usado por uma professora da Escola Estadual Denise Gomid Amui, de Araguatins.

Teatro

Com teatro, os estudantes da Escola Estadual Denise Gomid Amui, de Araguatins, aprendem sobre quinhentismo

O tema era o quinhentismo, período literário (1500-1601) que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil na época de seu descobrimento pelos portugueses, durante o século XVI. O teatro foi a forma encontrada pela professora Regiane Camilo Lima, da Escola Estadual Denise Gomid Amui, de Araguatins, para despertar nos estudantes da 1ª série do ensino médio o interesse pela temática.

O assunto foi trabalhado em sala de aula, teve seminário, em que foram abordadas as obras dessa época e surgiu a ideia de retratar, por meio do teatro, esse momento: a chegada dos portugueses, o domínio sobre o Brasil, que na época foi chamado de Ilha de Vera Cruz. O projeto nasceu da necessidade de fomentar o gosto pela leitura, pela literatura e até mesmo o interesse por nossas raízes e o teatro foi a forma encontrada para fixar mais os conhecimentos compartilhados”, explicou.

Para a estudante Letícia Alves Ferreira, além do aprendizado sobre a temática, a experiência promoveu a integração entre as turmas do 1º ano e interação com toda a escola. “Após trabalharmos o tema na sala de aula, resolvemos fazer uma peça de teatro, que foi apresentada para toda a escola. Trabalhos como esses são muito importantes, pois nos ajudam a entender o assunto com mais facilidade”, comemorou.

Deixe seu comentário:

ENERGISA   Campanha: PRESENÇA DIGITAL SETEMBROCampanha INSTITUCIONAL - OUTUBRO   assembleiasenacGPSFARCOMWR