Facebook
11/06/2019 - 11h22m

EMPREENDEDORISMO

Educação e Sebrae assinam Termo de Cooperação para trabalhar a educação empreendedora em Escola Agrícola de Esperantina

Redação / Fotos: Marcio Vieira

Empreendedorismo será trabalhado na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina e em mais escolas no TO

Um Termo de Cooperação Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta segunda-feira, 10, durante o Fórum de Educação Empreendedora, prevê a implantação do Programa Escola Empreendedora. Com o programa, a temática da educação empreendedora passa a ser trabalhada na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina, e em mais 6 escolas da rede estadual de ensino que ofertam a modalidade de educação no campo.

Previsto para iniciar em agosto, durante a execução das atividades do projeto serão capacitados em torno de 122 professores, que  atenderão 2.512  estudantes. O foco da Seduc é fomentar o empreendedorismo nestas escolas, promovendo a sustentabilidade. O programa conta com formação de professores, material específico para o desenvolvimento da temática no currículo escolar e todo acompanhamento nas atividades e culminância com foco no desenvolvimento territorial e aproveitamento das potencialidades locais.

Titular da Seduc, Adriana Aguiar, assina Termo de Cooperação com o Sebrae

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou o engajamento da pasta com a temática do empreendedorismo. "Em novembro de 2018, junto com o Sebrae, promovemos a Semana Global de Empreendedorismo para os alunos de dez Diretorias Regionais de Educação e agora avançamos para a formação de professores de escolas do campo, que trabalharão de forma sistematizada a temática e criarão novas oportunidades para os  nossos jovens", comemorou.

Contemplados

As escolas contempladas com o Termo de Cooperação Técnica são: Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina; Escola Família Agrícola Zé de Deus, de Colinas do Tocantins; Escola Família Agrícola, de Porto Nacional;  Escola Família Agrícola José Porfírio de Souza, de São Salvador; Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, de Chapada de Natividade; Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, localizada no povoado Mombuca, em Mateiros; e a Escola Estadual Beira Rio, de Luzimangues.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, apontou a importância da inovação para a conquista de um espaço digno no mercado profissional. "O empreendedorismo liberta os jovens e o cidadão, porque ele abre a cabeça para novas realidades. Nós precisamos fazer os nossos jovens sonharem e terem a cabeça aberta ao desenvolvimento", ressaltou.

Palestra

O Fórum Educação e Empreendedorismo encerrou-se com a palestra "Qual seu legado como professor? Como será visto no futuro?", realizada por Rossandro Klinjey, um pensador moderno da educação, que tem contribuído com os educadores para refletir as práticas do processo de ensino. Ele foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS