Facebook
27/03/2014 - 21h06m

Ecoporto de Praia Norte já tem data para inauguração

Redação

Nesta quinta-feira, 27, o governador, Siqueira Campos, e o titular da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, receberam executivos alemães do Grupo Eurolatina, responsável pela implantação do Ecoporto de Praia Norte, no Bico do Papagaio.

Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões na construção, sendo R$ 7 milhões do Governo do Estado, o empreendimento deve ser inaugurado em setembro desse ano. Durante a reunião com o governador, o diretor da Eurolatina, Klaus Weyand, marcou também a data para o início da operação do modal: dezembro de 2014.

O transporte de cargas 100% comerciais só deve começar em fevereiro, temporada de safra da soja no Tocantins. Segundo os executivos da empresa, dezembro foi escolhido para dar início a operação devido a temporada de maior volume de água no rio.

A diretora executiva do Ecoporto Praia Norte, Sandra Kramer, afirmou que os contatos com os principais clientes já começaram. “Além de dois armadores nacionais, estamos em contato com a maior empresa do mundo em commodities agrícolas. Eles já operam em Belém, mas a carga chega até lá de caminhão e é nesse trecho que queremos transportar soja e fertilizantes para eles”.

Investidores alemães

Na oportunidade, diretores do Ecoporto apresentaram ao Secretário Paulo Massuia e ao governador, Siqueira Campos, empresários do Imperial Shipping Group, também da Alemanha. Eles representam a maior empresa armadora de navegação da Europa.

O grupo já tem empreendimentos no Brasil, em Mato Grosso, além do Paraguai e da Argentina onde transportam minério de ferro. O motivo da visita ao Tocantins é a chegada do Ecoporto, que deve trair empresas do ramo ao Estado. Os executivos da Imperial Shipping tem interesse em trabalhar em parceria com o Ecoporto.

Para o secretário, Paulo Massuia, a vinda desses empresários ao Estado, faz parte de um processo natural que será desencadeado com o início do funcionamento do Ecoporto Praia Norte. “Um empreendimento como esse, de grande porte e encabeçado por um grupo importante como o Eurolatina, trás mais credibilidade ao Estado e acaba gerando desenvolvimento para vários setores da economia”.

Já o governador, lembrou a importância do derrocamento do Pedral do Lourenço – recentemente autorizado pela presidenta Dilma Rousseff, após várias solicitação de Siqueira Campos – para o desenvolvimento do transporte fluvial no Estado. “A hidrovia é de grande importância para a atração de novas empresas e para a industrialização no Estado. Em 1973 apresentei esse projeto, naturalmente, com a Ferrovia e a hidrovia em plena operação, a economia do Tocantins irá crescer consideravelmente tornando o Estado um dos mais promissores e desenvolvidos do país”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS