Facebook
13/09/2019 - 17h00m

CIDADANIA E JUSTIÇA

Duas unidades prisionais do Bico investem em preparatórios para Encceja PPL 2019

Redação

Unidades realizam aulões específicos e disponibilizam apostilas preparatórias para os reeducandos que participarão do exame

A educação é uma importante ferramenta de ressocialização que proporciona uma nova oportunidade para as pessoas privadas de liberdade. Pensando nisso, duas unidades prisionais do Bico do Papagaio estão investindo com maior intensidade na preparação dos reeducandos, através de aulas e apostilas, para a realização das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (Encceja PPL) que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de outubro.

As duas unidades prisionais do Bico do Papagaio que estão disponibilizando materiais impressos preparatórios para a prova, retirados do site do instituto que organiza o Encceja e realizando aulas específicas para os apenados, são elas: Cadeia Pública de Tocantinópolis e Cadeia Pública de Araguatins.

Apostilas

Entre as unidades que está investindo na preparação para o exame, está a Cadeia Pública de Araguatins que além da disponibilização das apostilas referentes ao exame, também entregou livros com assuntos voltados ao conteúdo do nível médio e fundamental. Os materiais também serão usados através de revezamento entre os reeducandos.

O reeducando E.R.S, de 56 anos, é um dos 14 reeducandos da unidade prisional de Araguatins que participará das provas e está apostando que a aprovação no Encceja mudará seu destino. “Eu não tenho muito estudo, mas com a preparação para do Encceja estou tendo uma chance de passar na prova e ter um futuro melhor”, relatou.

Inscritos

Reeducandos das unidades prisionais prestarão as provas, sendo 540 para o ensino médio e 425 para o ensino fundamental. O exame, realizado anualmente, avalia os conhecimentos de jovens e adultos privados de liberdade, possibilitando a conclusão do ensino fundamental e médio. As inscrições e mobilização dos reeducandos para participação no exame foram realizadas pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso.

A agente analista de execução penal e responsável técnica pela assistência educacional ao preso da Seciju, Renata Keli Duarte, explicou que foram realizadas visitas técnicas nas unidades, afim de mobilizar os diretores para realização do exame.  “Conseguimos através de visitas técnicas mobilizar 38 das 39 unidades para aplicação das provas, além disso, incentivamos os reeducandos para participação no exame”, afirmou.

Para a agente, a realização dos preparatórios aumenta as possibilidades de ressocialização. “O preparatório para esse exame proporciona o suporte necessário para que os reeducandos tenham êxito nas provas e assim aumentem a escolarização. Essa é uma oportunidade de mostrar que a educação tem um papel ressocializador”, garantiu.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS