Facebook
28/09/2021 - 15h03m

EDUCAÇÃO

DRE de Tocantinópolis realiza formação voltada para as avaliações do Saeb

O encontro formativo realizado pela Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Tocantinópolis, teve como público-alvo os professores das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Professores das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática participam de formação realizada pela DRE de Tocantinópolis

Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas de ensino e as aprendizagens dos estudantes, fundamentadas nas habilidades e competências solicitadas nas avaliações externas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Tocantinópolis realizou, na última sexta-feira, 24, um encontro formativo voltado para os professores das Áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza dos 9º anos e Matemática dos 9º anos e 3ª séries.

O encontro conduzido pelos assessores da área de Ciências Humanas, Reisimar Sales Guimarães, de Ciências da Natureza, Daniel Vieira de Morais, e de Matemática, Marcos Sales Santiago, procurou orientar o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os descritores da Matriz de Referência do Saeb e sua articulação com as habilidades do Reordenamento Curricular 2021. Cerca de 120 profissionais participaram da iniciativa da DRE de Tocantinópolis.

Repercussão

Divididos em momentos teóricos e práticos, o encontro formativo apresentou aos docentes, por meio de oficinas, possibilidades de se trabalhar com os descritores da matriz de referência do Saeb das áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. “Momento muito prazeroso para os formadores e professores após longo período de distanciamento social em que os encontros formativos aconteceram de maneira virtual”, destacou a pedagoga do Currículo, da DRE, Hélida Brilhante de Jesus Queiroz.

Para a professora Brenna Lorrany, que atua na área de Ciências da Natureza, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis, a formação foi essencial para a prática pedagógica do professor. “Esse momento foi muito importante e esclarecedor, pois conseguimos adquirir as competências e as habilidades necessárias para garantir o aprendizado dos nossos estudantes. Durante a formação de ciências, ficou bem claro como devemos trabalhar as habilidades que são solicitadas nas avaliações externas do Saeb”, apontou.

A professora Maria da Conceição Pereira Almeida, da área de Matemática, do Colégio Estadual Doutor Feliciano Ferreira, de Santa Terezinha, a formação foi muito proveitosa. “Contribuiu para nossa atuação com os estudantes e nos ajudou a refletir sobre nossa prática pedagógica. Contribuiu também para ampliar as possibilidades de trabalho para o desenvolvimento da aprendizagem”, contou. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS