Facebook
11/01/2018 - 08h21m

EDUCAÇÃO

Diretores Regionais de Educação do Bico participam de reunião sobre orientações pedagógicas e administrativas para o ano letivo

Redação

O objetivo da reunião é repassar orientações pedagógicas e administrativas para o ano letivo (Foto: Elias Oliveira)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 10, a primeira reunião com os diretores regionais e assessores pedagógicos das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), entre elas Araguatins e Tocantinópolis. Entre os assuntos da pauta, estão as orientações pedagógicas que serão levadas para as escolas na semana de preparação do plano de trabalho para o ano letivo, que acontecerá no período de 16 a 19 de janeiro, em todas as 515 unidades escolares da Rede Estadual.

Como este ano a Seduc realizou o período de matrículas com antecedência foi possível planejar o ano letivo com mais tranquilidade. Na maioria das unidades escolares o quadro de professores já está completo. O Calendário Escolar também está pronto, com as datas das avaliações diagnósticas, dos Simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Planejamento Pedagógico e o período de fortalecimento da aprendizagem. O Calendário Pedagógico é um instrumento que garante um cumprimento dos 200 dias letivos e a carga horária mínima exigida.

A secretária Wanessa Zavarese Sechim ressaltou que este ano a tarefa principal é consolidar o trabalho que foi implementado em 2017. “Continuaremos com as avaliações diagnósticas, com a análise dos dados educacionais e o planejamento conforme a realidade de cada unidade escolar, tendo como foco sempre a melhora da aprendizagem. Ressaltamos a importância das Regionais e da escola elaborar o seu planejamento pedagógico observando o Documento Referência para a elaboração dos planos de estudo”, explicou.

Dentre as recomendações da professora Wanessa está a valorização dos alunos. “Se apenas um aluno deixou de aprender um conteúdo, devemos procurá-lo, porque é esse o papel da escola, é isso que ele espera da unidade escolar, é essa atitude que a família espera da escola”, frisou.

A secretária Wanessa lembrou os alunos e os professores que se destacaram em 2017, sendo premiados em olimpíadas ou concursos nacionais, como os estudantes que se destacaram na olimpíada de Robótica e de Matemática. “Esses alunos e professores nos proporcionaram muitas alegrias e confiança para continuar o nosso trabalho”, frisou.

A Seduc compartilhou o Guia de Orientações Pedagógicas para o ano de 2018 e ainda foram discutidos assuntos como livros didáticos, formação de professores e orientações sobre os programas Se Liga e Acelera Tocantins, desenvolvidos no Tocantins com a parceria do Instituto Ayrton Senna.

BNCC

Como 2018 será o primeiro ano de aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e educação fundamental, a recomendação da secretária da Educação é a formação de grupos estudos do documento. A BNCC estabelece as diretrizes para a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais, particular e federal de ensino. A implantação da BNCC será realizada a partir de 2019, tendo o prazo máximo para a sua implementação até o início do ano letivo de 2020.

Para o superintende de Tecnologia e Inovação, Wilson Alves Pereira, a BNCC representa um grande avanço para a educação brasileira. “Antes tínhamos os Parâmetros Curriculares, que eram documentos genéricos. A BNCC está escrita de forma clara, com os conteúdos definidos passo a passo”, explicou.

Confiança no trabalho para 2018

Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel, diretora regional de Educação de Dianópolis, disse que está muito confiante com o trabalho para 2018. “Temos uma proposta pedagógica bem elaborada, estamos com todos os professores modulados e essas ações faz com que o semestre letivo inicie de forma tranquila”, disse.

Leila Maria Florença França, da Diretoria Regional de Educação de Arraias, também ressaltou a experiência com a Proposta Pedagógica da Seduc, que norteia as ações das unidades escolares. “Este ano será mais fácil trabalhar porque daremos continuidade com todas as ações que iniciamos no ano passado. A nossa alegria é que já estamos quase com 100% dos alunos das escolas da DRE de Arraias devidamente matriculados”, comentou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS