Facebook
17/09/2018 - 16h25m

NA SEDUC

Diretores das DREs do Bico participam de debate sobre a execução do Plano Estadual de Educação e alinham orientações sobre a Pasta

Redação

Diretores Regionais debatem sobre a execução do Plano Estadual de Educação e alinham orientações sobre a Pasta

Diretores Regionais de Educação, assessores pedagógicos, técnicos, gerentes e superintendentes reúnem-se nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de setembro, na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), das 8h às 18h, para tratar sobre diversos assuntos voltados para a Educação no Tocantins. O intuito do encontro é socializar dados e informações, orientações e alinhamentos dos trabalhos voltados para a pasta. Entre os participantes do debate, estão, Paulon Miranda, diretor Regional de Araguatins, e Dorismar Carvalho, diretor Regional de Tocantinópolis.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que este é o momento para planejar, analisar o que cada regional tem feito e principalmente como tem sido a execução das atividades. “Nós temos algumas metas, e mais do que o cumprimento delas, é preciso que saibamos como está a execução das atividades, o que pode ser melhorado e quais são os pontos positivos”, destacou.

Representante do Conselho Estadual de Educação, Joana D’arc Alves dos Santos abordou sobre o Plano Estadual de Educação (PEE). “O objetivo é mostrar a importância do PEE como instrumento de gestão para as unidades escolares, além de apresentar, em linhas gerais, o sistema de acompanhamento e avaliação do plano organizado pela Comissão Paritária de Monitoramento e Avaliação a Comissão de Execução”.

Conforme a conselheira, o PEE possui 24 metas e 324 estratégias, todas elaboradas com a participação da sociedade. “O PEE é um planejamento decenal, que está em vigor desde julho de 2015. No Brasil, o plano abrange 20 metas. No Tocantins, conforme as especificidades, foram criadas 24 metas que abrange a educação indígena, educação ambiental, educação quilombola e afrodescendente e direitos humanos”.

O subsecretário Robson Vila Nova destacou que o apoio das Regionais contribui para o cumprimento do PEE. “É preciso o envolvimento e a parceria de todos para que consigamos acompanhar e articular o desenvolvimento das ações, apoiar e orientar as equipes, monitorar os prazos e avaliar a execução das atividades”, disse.

Marciane Machado Silva, presidente da Federação das Apaes do Tocantins, também participou da reunião. A presidente apresentou à equipe da Seduc o trabalho desenvolvido pelas Apaes no Estado, destacou a contribuição social das instituições, apresentou o organograma, os trabalhos desempenhados, a missão, visão e principalmente a importância da parceria com a Seduc.

Celeny Borges, diretora Regional de Educação de Colinas do Tocantins, falou da necessidade desses encontros para a socialização das atividades desenvolvidas. “É um momento esclarecedor, em que podemos compartilhar ações que aconteceram e planejar os próximos meses, além de realizar autoavaliação do que foi feito até aqui”.

Paulon Miranda, diretor Regional de Araguatins

Conforme Paulon Miranda, diretor Regional de Araguatins, discutir propostas com os técnicos das regionais torna todos corresponsáveis pelo sucesso na educação. “Os debates contribuem para melhor inteiração de todos”, explicou.

Além do Plano Estadual de Educação, foram abordados assuntos sobre a Federação das Apaes do Estado do Tocantins, principais demandas e ações das superintendências de Tecnologia e Inovação, Educação Profissional. No período vespertino, as equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Educação abordam sobre o simulado do Enem, a Base Nacional Comum Curricular, o Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa e Mais alfabetização.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS