Facebook
18/12/2018 - 11h14m

NO AUDITÓRIO DO PALÁCIO ARAGUAIA

Diretor da DRE de Araguatins participa de discussão sobre a importância dos indicadores do Censo Escolar para o planejamento da Educação

Redação

Paulon Miranda, diretor Regional de Educação de Araguatins (Foto: Elias Oliveira)

A equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) discute, com  técnicos censitários das Diretorias Regionais de Educação (DRE), os dados educacionais e suas variáveis durante encontro nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de dezembro. Do Bico do Papagaio, quem está participando desse encontro é Paulon Miranda, diretor Regional de Educação de Araguatins.

A reunião técnica iniciou nesta segunda-feira, 17, no auditório do Palácio Araguaia (Foto: Elias Oliveira)

Durante a abertura, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância destes dados para a educação. “Os resultados são frutos do trabalho em equipe. Quando analisamos os dados, verificamos os déficits e os pontos positivos da nossa rede, fica mais fácil alcançarmos os objetivos propostos”, disse.

O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira. É o mais importante levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.

Segundo Osvaldo de Sá, gerente de Dados e Estatística da Seduc, o Censo é realizado em duas etapas. “Na primeira, feita em fevereiro, as equipes coletam informações sobre a situação do aluno em relação ao ano anterior. Nesta fase são analisadas assiduidade, notas e evasão escolar. Em maio, o levantamento trabalha quatro eixos: cadastro escolar, que analisa a infraestrutura das unidades, cadastro docente, cadastro aluno e cadastro turmas”.

Nesta segunda, os técnicos participaram de palestras sobre Estatísticas Educacionais, com Osvaldo Dantas de Sá; Base Curricular do Ensino Médio, com a gerente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Wanessa Pimentel; e Avaliação do Convênio, com a equipe censitária.

Conforme programação, na terça-feira, 18, será discutida situação do aluno; perspectivas para o Censo Escolar 2019; boas práticas no Censo escolar e algumas orientações para a exploração dos dados com o uso de planilhas eletrônicas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS