Facebook
25/03/2014 - 19h48m

Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado em Sítio Novo

Redação

O primeiro encontro de mães e filhos com necessidades especiais de Sítio Novo TO, aconteceu na manhã desta sexta feira no Centro Recreativo, com o objetivo de despertar a discussão sobre o convívio e a inclusão de pessoas com a Trissomia do cromossomo 21. O evento foi em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março - data instituída em 2006 que ganhou bastante repercussão no Brasil, deste 2007.
Na palestra ministrada pela Enfermeira Caltamídia Vasconcelos, foi explanado sobre Síndrome de Down, Autismo, Inclusão Social e Pré-Natal. “É necessário esclarecer sobre estas questões, bem como ressaltar a importância do apoio familiar para o desenvolvimento destas crianças e sua inclusão social. Pois o princípio da aceitação e da inclusão está no entendimento de que portadores da Síndrome de Down não devem ser tratados como doentes”, frisou.
Para a Dôra Farias, este é um momento especial e que vai de encontro ao preconceito, visto que os portadores desta síndrome tendem a serem isolados, sendo que eles têm limitações, mas são capazes de aprender e viver em sociedade. Em seu depoimento, a secretária relatou a experiência na família com um sobrinho down, ressaltando que a pessoa acometida com esta patologia pode levar uma vida absolutamente normal.
"Jorginho tem 21 anos, é portador da Síndrome de Down e hoje é um atleta. Mas claro que isso só foi possível graças aos pais dele que dedicaram e dedicam seu tempo para acompanhá-lo no seu processo de aprendizagem. Toda pessoa down tem capacidade de aprender e se desenvolver em meio ao convívio social, precisa apenas do apoio familiar”, afirmou.
O prefeito Jair Farias acompanhado da primeira dama Theresa Farias também participou do evento. Em sua fala, Jair parabenizou e agradeceu a secretaria de saúde em nome de Caltamídia pela iniciativa que segundo ele, “conscientiza os próprios servidores da saúde sobre seu papel frente ao trabalho que deve ser desenvolvido junto a este público que merece todo carinho e respeito tanto por parte do poder público quanto da comunidade em geral”.
Down – A síndrome de Down pode ser diagnosticada durante a gravidez através de exames específicos ou ao nascer mediante a presença não de sintomas mas de sinais característicos da doença, como: Olhos oblíquos, puxadinhos para cima; Uma prega a mais na pálpebra superior do olho; Prega única na palma da mão; Pescoço curto; Dedos curtos; Membros curtos; Língua grande. Mais facilidade em ter infecções. Além disso o portador da síndrome de Down tem um grau de atraso intelectual.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS