CAMPANHA BOLETO BANCÁRIO
Facebook
14/03/2019 - 11h25m

CUIDADOS

Descarte incorreto de objetos cortantes e pontiagudos tem causado acidentes com trabalhadores da limpeza pública de Gurupi

Secom Gurupi

Descarte incorreto de objetos cortantes e pontiagudos tem causado acidentes com trabalhadores da limpeza pública

A forma correta de descarte do lixo pode evitar acidentes com os trabalhadores da limpeza pública. Tem sido comum em Gurupi objetos perfurantes ou cortantes provocarem lesões nos trabalhadores da coleta de lixo e por isso a Prefeitura de Gurupi está reforçando a campanha “Seja solidário com o trabalhador da limpeza pública”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, objetos como cacos de vidro (garrafas, copos ou lâmpadas quebradas), lâminas, palitos de espetinho e até agulhas hipodérmicas (utilizadas em seringas) são os mais comuns a provocarem os acidentes com os servidores, mesmo utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Durante a coleta de lixo estes objetos têm sido encontrados com muita frequência descartados de forma incorreta, e isso tem causado acidentes. “O caco de vidro é o que mais encontramos descartado de qualquer jeito, já cortei a minha mão, mesmo usando a vestimenta adequada, mas infelizmente temos passado por isso”, comentou o Marcelo Pereira, trabalhador da coleta de lixo.

Outro servidor que também sofreu lesão causada por caco de vidro foi o Auriano Santana, também trabalhador da coleta de lixo. “As pessoas precisam ter mais consciência para descartar esses objetos cortantes com mais cuidado e evitar esse tipo de transtorno”, cobrou o servidor.

Já o Thiago dos Santos Soares, também coletor de lixo, foi outro que sofreu acidente nesse tipo de situação, e no caso dele o ferimento foi causado por uma agulha. “Até isso você vê que as pessoas descartam de forma incorreta, sem a mínima preocupação com nosso trabalho, acabei me perfurando com uma agulha de seringa correndo riscos de contaminação”, lamentou o servidor.

Cuidados

Para que casos assim não se repitam é preciso ter um cuidado especial com esse tipo de lixo. Vidros quebrados e outros materiais cortantes, antes de irem para a lixeira devem ser embrulhados em papel grosso (jornal, revista ou papelão), colocados em uma caixa, garrafas plásticas ou serem identificados. É um cuidado simples com as pessoas que trabalham pelo bem-estar da população.

No caso dos palitos de espetinho, pregos ou parafusos podem ser colocados em uma garrafa pet antes de serem descartados e os demais como vidros quebrados, podem ser colocados em caixas de papelão ou embrulhados em papel grosso”, explicou a técnica de segurança do trabalho, Claudia dos Santos. Ela acrescenta que além de colocar a vida do trabalhador em risco, o problema causa impacto na coleta de lixo, já que é difícil repor os profissionais.

A coleta de resíduos sólidos é muito importante, e temos de uma maneira geral procurado melhorar. O que queremos para Gurupi é um sistema automatizado e humanizado de coleta de resíduos sólidos, por meio de containers, que também serão específicos para a coleta seletiva e já distribuímos novos containers pelas principais avenidas centrais da cidade, porém, contamos com a colaboração da comunidade no acondicionamento correto do lixo, para evitar acidentes de trabalho”, reforçou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Deixe seu comentário:

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá