Facebook
17/08/2021 - 18h43m

RESÍDUOS SÓLIDOS

Descarte incorreto causou 87 obstruções nas tubulações de esgoto em Palmas no primeiro semestre

Ascom/BRK Ambiental

Número foi apresentado pela BRK Ambiental, que reforça a importância do descarte correto para evitar o entupimento das redes.

Descarte incorreto causou 87 obstruções de resíduos sólidos nas tubulações de esgoto em Palmas no primeiro semestre

Somente de janeiro a julho de 2021, o serviço de limpeza preventiva da BRK Ambiental – concessionária de água e esgoto em Palmas, realizou cerca de 87 desobstruções de resíduos sólidos das redes de esgoto da capital. O material, originado do descarte incorreto, compreende desde papel higiênico, cabelo e fio dental a resíduos, como embalagens plásticas, garrafas PET, latas, entre outros.

O serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente pelas equipes da BRK Ambiental, que mantém um cronograma seguindo os pontos críticos e de maior vulnerabilidade identificados pelas equipes de manutenção. O processo é fundamental para manter o bom funcionamento das redes, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto, evitando transtornos para a população.

No primeiro semestre, a limpeza preventiva da concessionária foi feita em aproximadamente 89 mil metros de redes coletoras de esgotos pela cidade, em todos os bairros atendidos.

O hidrojato é o equipamento utilizado pelas equipes para desobstruir as tubulações. Ele possui um sistema de jateamento de água, combinado com um dispositivo de sucção de efluentes e sólidos. Ele basicamente ‘limpa’ as redes com o jateamento pressurizado de água e, quando necessário, realiza a sucção dos resíduos sólidos presentes na rede”, explica o responsável pelas operações da BRK Ambiental em Palmas, Dalton Bracarense.

Dalton acrescenta que todo material coletado é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) - Norte, onde os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados ao aterro sanitário. Anualmente a quantidade de resíduos retirados das redes de esgoto pode ultrapassar 700 toneladas.

O papel higiênico é um dos maiores vilões das redes de esgoto, já que as tubulações são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Já encontramos roupas íntimas, pano de chão, pedaços de espuma e brinquedos dentro das tubulações. É necessário que a população saiba que ao descartar um resíduo de modo incorreto em ralos ou vasos sanitários, isso pode resultar em entupimentos, rompimento das redes, vazamentos e até mesmo no retorno do esgoto ao imóvel”, enfatiza Dalton Bracarense.

Educação ambiental

Para orientar a população sobre as medidas necessárias para evitar problemas nas redes de esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza um portal com dicas de como utilizar corretamente as redes de esgoto. São textos, infográficos e vídeos sobre saneamento e preservação do meio ambiente. Conheça em: brktransforma.com.br/canal-de-conhecimento

Para informações ou solicitação de serviços de água e esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 644 0195 ou WhatsApp (11) 99988-0001.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS