Facebook
06/11/2018 - 09h30m

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputados estaduais iniciam discussão sobre eleição à presidência

Redação

Deputados estaduais já articulam eleição para a Mesa Diretora

Antecipando o processo para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL), o deputado Toinho Andrade (PHS) se lançou recentemente candidato à presidência da Casa, obrigando os demais parlamentares a anteciparem as articulações, uma vez que a posse dos eleitos no pleito deste ano e a escolha do novo comando da AL, para o biênio 2019/2020 acontece no dia 1º de fevereiro do próximo ano, segundo consta no regimento interno do órgão.

Além de Andrade, pelo menos outras duas candidaturas já são cogitadas, sendo uma da atual presidente, deputada Luana Ribeiro (PSDB), que é considerada como candidata natural, por estar à frente do cargo e ter a prerrogativa de concorrer à reeleição. No entanto, segundo sua assessoria, a parlamentar prefere aguardar para discutir este pleito mais para a frente e diz que a prioridade agora é a gestão da Assembleia. A outra candidatura ventilada, mas ainda não confirmada seria do deputado Vilmar de Oliveira (SD).

Apesar das discussões antecipadas, a maioria dos parlamentares parece discordar desse adiantamento do processo e prefere observar as movimentações. É o caso do deputado Amélio Cayres (SD)que diz ainda não ter opinião formada sobre o pleito e que vai aguardar e deixar para se pronunciar mais próximo da eleição.

O deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) compartilha do mesmo posicionamento, só antecipando que não pretende concorrer nem a presidência, nem a outro cargo na mesa diretora. Ele diz que está acompanhando e aguarda por alguém que apresente um projeto para o Poder Legislativo. “Por enquanto estamos ouvindo falar em nomes, eu gostaria de ver uma plataforma sobre questões importantes”, comenta.

Dos deputados da atual legislatura, Olyntho Neto (PSDB) foi escolhido líder do governo na Assembleia. Ele é do mesmo partido da atual presidente e não deve disputar a presidência.

Na eleição de 7 de Outubro, a AL reelegeu 16, dos 24 atuais parlamentares e contará com oito novatos. Entre os novatos, está o atual vereador da Capital, Leo Barbosa (SD), que também é filho do atual vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS). Leo foi o candidato a deputado mais votado no pleito de 2018. Ele diz que chega a Assembleia pronto para trabalhar, mas que no momento não é sua ambição nem desejo ser candidato. “Buscarei conversar com os candidatos que se colocaram e espero que o colegiado tenha sabedoria para escolher o nome que trabalhe pelo fortalecimento do legislativo”, diz. O deputado Júnior Geo (Pros) explicou, por meio de sua assessoria, que por enquanto não há nenhuma definição sobre conversas com possíveis candidatos ou possível disputa por alguma cadeira na mesa.

Bancada Federal

Na bancada federal, hoje liderada pela deputada professora Dorinha (DEM) e que teve renovação de 50% dos parlamentares, as conversas sobre quem assume a liderança e de como os trabalhos serão conduzidos na próxima legislatura devem ser tratadas mais próximo da data da posse dos eleitos.

Bancada federal, liderada pela deputada Dorinha Seabra, só deve discutir sobre os trabalhos mais próximo à posse

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS