Facebook
10/04/2019 - 17h00m

APOIO

Deputado Jair Farias reúne presidentes de colônias de pescadores para falar de projetos e ouvir demandas

Ascom / Deputado Jair Farias

Deputado Jair Farias reuniu presidentes de colônias de pescadores para falar de projetos e ouvir demandas (Foto: Marcia Alves)

O deputado Jair Farias (MDB), reuniu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, dia 10, cerca de 15 pescadores, a maioria presidentes de colônias de pescadores de diversos municípios: Araguatins, Palmas, Miracema, Esperantina, Peixe, Xambioá, Araguanã, Aragominas, Palmeiras, São Sebastião e Tocantínia. Na oportunidade, Jair Farias falou dos projetos que tem para a área de produção, em especial a piscicultura, relatando que já buscou parcerias com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins  (Fieto).

De acordo com o deputado, seu objetivo é favorecer a implantação de projetos para garantir a independência financeira das famílias e alavancar a economia local. Ele acredita que mesmo com poucos recursos, mas boa vontade, é possível dar bons exemplos. Ele citou uma emenda de R$ 100 mil que destinou para uma associação de agricultores de Axixá, com o objetivo de comprar kits de irrigação. “É pouco? É, mas vai dar de comprar uns dez kits, atendendo dez comunidades, faremos um projeto piloto, para ver se produzindo os demais acreditam que dará certo”, pontuou.

O ex-presidente da Colônia de Pescadores de Palmeiras, Emiliano Dias Carneiro aproveitou a reunião para falar da dificuldades dos pescadores em conseguir o licenciamento ambiental, tanto no âmbito estadual como federal, para que possam produzir peixes. “Todos os órgãos conseguem dificultar as coisas”, declarou Emiliano. “Eu tenho na minha chácara uma área muito grande que daria pra fazer tanques para produzir peixes, mas não consigo licenciamento, precisamos de ajuda para desburocratizar as licenças”, pediu Emiliano.

O deputado Jair Farias colocou sua equipe técnica à disposição para acompanhar os casos dos pescadores que precisam de licenciamento. Outra demanda levantada foi quanto à liberação de recursos para investir na área. O presidente da Colônia de Pescadores de Palmas, Davi Rodrigues, se queixou de um projeto do governo federal que foi apresentado para ser implantado no Parque Sucupira, na Capital, mas quando os pescadores foram atrás dos recursos via projetos junto ao banco, não conseguiram obter os recursos por conta de uma série de exigências. Jair Farias pediu uma minuta desse projeto para estudar a situação a fim de verificar o que pode ser feito.

Ao final do encontro, o parlamentar reforçou sua disposição em ajudar as colônias de pescadores, no sentido de dar apoio técnico e buscar recursos para fomentar projetos na área da piscicultura. A ideia é ainda oferecer cursos e assistência técnica, a fim de preparar a mão de obra de moradores dos próprios municípios.

O objetivo do deputado é o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente nas cadeias produtivas da piscicultura e da fruticultura, fortalecendo a agroindústria nos assentamentos para gerar renda às pessoas. “Queremos ser um defensor dessa causa aqui na Casa, desprendido de qualquer compromisso político, mas um trabalho de ação parlamentar, queremos fazer algo pelo Estado para que possa melhorar a vida do povo”, destacou Jair Farias, lembrando que o desemprego ainda é muito grande entre a população, sendo necessária a busca de alternativas para investir a fim de gerar empregos e renda para famílias. “Estamos em um estado muito rico na questão da água, ali mesmo o Bico temos o Araguaia e o Tocantins que é uma riqueza sem dimensão, no entanto temos lá o município de Praia Norte, com o povo à beira do rio, passando muita necessidade, Praia Norte é um exemplo, mas situações assim acontecem no Estado inteiro”, ressaltou.

Para Jair Farias, “temos que ter uma política de governo para incentivar a produção por parte de quem quer produzir, a fim de que estes que produzem possam dar oportunidades para outros trabalharem, vai ficar muito mais barato”, sintetizou.

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Timóteo Nunes Ferreira | 11/04/2019 | 18:22 Muito bem Deputado; essa ação gera ocupação e renda para a agricultura familiar. Quero conhecer mais o projeto.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS