Facebook
27/03/2019 - 09h48m

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Deputado Jair Farias propõe estadualização de estrada no município de Sítio Novo

Ascom / Deputado Jair Farias

Deputado Jair Farias propõe estadualização de estrada no município de Sítio Novo (Foto: Koró Rocha)

O deputado Jair Farias (MDB), apresentou um Projeto de Lei (PL), em regime de urgência, na sessão desta terça-feira, dia 26, da Assembleia Legislativa (AL), propondo a estadualização da estrada vicinal que liga a TO-126 à TO-404, numa extensão de aproximadamente 20 km, no município de Sítio Novo, Bico do Papagaio. A justificativa do parlamentar é de que o poder executivo municipal não dispõe de condições financeiras para manutenção e pavimentação da estrada.

O trecho atende moradores e produtores rurais dos povoados Boa Esperança, Mangueira, Santa Inês e Macaúba. “Essa TO beneficia os municípios de Sítio Novo, Axixá e Itaguatins, região grande produtora de leite”, ressaltou Jair em plenário. Por conta das condições ruins da estrada, os produtores rurais da região têm tido dificuldade no escoamento da produção.  “A estadualização da via é absolutamente necessária, tendo em vista que é um trecho estruturador e estratégico, de grande tráfego e fundamental importância para a população local e por quem lá necessita passar”, considerou Jair Farias.

Segundo o deputado, a estrada perdeu a característica de mero caminho ou estrada municipal, devendo receber do estado do Tocantins, especial atenção, seja na manutenção, seja em programas de pavimentação asfáltica. “Vale ressaltar a necessidade de estadualização desse trecho que liga a TO-126 a TO-404, visando proporcionar mais segurança aos que trafegam por ali, fomentando investimento na região, proporcionando mais qualidade de vida a todos os tocantinenses que trafegam nesta via”, ponderou.

Além de favorecer o escoamento da produção, a estadualização, e consequente asfaltamento do trecho, trará à população da região um relevante benefício social, como segurança no tráfego comum de pessoas e do transporte escolar. Com a aprovação do PL, o governo do Estado fica autorizado a realizar as obras necessárias para a restauração e pavimentação da rodovia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS