Facebook
22/03/2019 - 09h06m

IDEIAS INOVADORAS

Deputado Jair Farias discute parcerias com o presidente da Fieto para implantar agroindústrias na região do Bico do Papagaio

Ascom / Deputado Jair Farias

Deputado Jair Farias discutiu parcerias com o presidente da Fieto para implantar agroindústrias na região do Bico do Papagaio

Dando prosseguimento às suas propostas de levar desenvolvimento, gerar emprego e qualificar a mão de obra na região do Bico do Papagaio, o deputado Jair Farias (MDB), esteve reunido na tarde desta quinta-feira, dia 21, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, na sede da federação, em Palmas.

Jair Farias considerou a reunião extremamente produtiva, uma vez que teve total apoio do presidente da federação no sentido de firmar parcerias para ajudar na implantação de agroindústrias em alguns municípios da região. “A gente quer justamente esse tipo de parceria, a Fieto tem como contribuir com nossa estrutura técnica para ajudar na qualificação profissional”, destacou Roberto Pires.

Um dos projetos sugeridos é na área de piscicultura, que já está sendo explorada no município de Sítio Novo, utilizando técnicas de primeiro mundo, com geração de pelo menos 200 empregos. Segundo o deputado, já existe um projeto para implantação de um frigorífico de peixe, a fim de beneficiar o pescado. Outra proposta ventilada na reunião foi apoio para criação de uma agroindústria para produção de polpa de frutas.

Jair Farias destacou que mesmo com poucas recursos, mas boa vontade, é possível fomentar pequenas ações para desenvolver a região. O deputado também pediu apoio do presidente da federação para levar empreendedores para investir na região. Ele destacou o potencial ecoturístico do Bico, citando o encontro das águas nos rios Tocantins e Araguaia, a Serra do Estrondo, em Axixá, considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do parapente. A sugestão do parlamentar é a promoção de circuitos nacional e internacional de parapente para atrair turistas para a região, estimular a implantação de pousadas e restaurantes.

Roberto Pires frisou que a Fieto está de portas abertas. “Muito bom receber um deputado com ideias inovadoras, será muito bom participar dessas ações, temos estrutura técnica e vamos disponibilizar”, afirmou o presidente da Fieto que ainda se pontificou a fazer uma visita técnica à região, para conhecer melhor o potencial turístico e econômico.

Ao final do encontro, Roberto Pires entregou a Jair Farias  um kit com o Estudo das Potencialidades das Principais Cadeias Produtivas do Tocantins, realizado pela  Fieto, que apresentam oito cadeias produtivas: soja e milho; carne bovina; arroz; piscicultura; silvicultura; lácteos; suinocultura; e avicultura. A cadeia de fruticultura ainda será incluída.

Uma nova reunião entre o deputado Jair Farias e o presidente da Fieto, Roberto Pires, ficou pré-agendada para a primeira quinzena de abril, afim de tratar detalhes das parcerias discutidas na reunião desta quinta-feira e dos projetos-pilotos que serão implantados. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS